João Leonel

11 Notícias

11 Notícias

Por João Leonel - Jornalista

Por João Leonel - Jornalista

Publicada há 9 anos


Paulinho Boaventura, Gil Cipriano e Soares na Mesa Redonda deste sábado no Canal Dez



01 - Fim da Linha! Isso mesmo, na última quarta-feira (13), foi a última participação de uma equipe brasileira na Copa Libertadores da América 2016. O São Paulo foi eliminado pelo Atlético Nacional de Medellín, no Estádio Atanasio Girardot, após nova derrota, desta vez por 2 x 1, de virada. Mais uma vez, a arbitragem gerou polêmica, não marcando um pênalti para o São Paulo, ainda no primeiro tempo. Juizão caseiro, catimba, desfalques e suspensões. O Tricolor do Morumbi deixa a competição sul-americana, mas lutou pela classificação, abrindo o placar e partindo para cima dos colombianos. Se alguém tinha dúvida sobre a força do time são-paulino "fora de casa", e por quais objetivos o clube lutará no Brasileirão e Copa do Brasil, teve a prova de que há sim qualidade suficiente para lutar por títulos. Evidente, com as devidas, e necessárias, reposições para as saídas que se anunciam, com Ganso, Kardec e Calleri puxando a fila.


02 - Serão os equatorianos do Independiente del Valle que disputarão o título com os colombianos do Atlético Nacional de Medellín. Eles eliminaram o Boca Juniors com uma nova vitória, em plena La Bombonera, pelo placar de 3 x 2. E o confronto da final deste ano na Libertadores, quebra uma sequência que já durava 25 anos. Pela primeira vez, desde 1991, a decisão do maior torneio de clubes da América não terá um representante de Brasil ou Argentina. A última vez que isso ocorreu foi quando o Colo-Colo, do Chile, se sagrou campeão sobre o Olimpia, do Paraguai.


03 - Arbitragem ou incompetência? Entre os times com mais participações na Copa Libertadores, desde sua primeira edição, em 1960, nenhum clube brasileiro figura com destaque no topo deste ranking. Os campeões de participação na competição são: Peñarol-URU e Nacional-URU, Olimpia-PAR e Cerro Porteño-PAR, River Plate-ARG, Sporting Cristal-PER, Colo-Colo-CHI, Bolívar-BOL, Universitario-PER, Boca Juniors-ARG (26), Universidad Católica-CHI e Emelec-EQU. Mas cabe ainda uma outra alternativa à pergunta inicialmente formulada: seria também falta de interesse dos clubes brasileiros?


04 - Entre os times do Brasil, depois do bi-campeonato do Santos (62 e 63), e títulos de Cruzeiro (76), Flamengo (81) e Grêmio (83), foi exatamente o Tricolor do Morumbi, com mestre "Telê" no comando, que reaviou o interesse pelo campeonato sul-americano, após o bi-campeonato de 92-93. Justamente por isso, entre os brasileiros, é o São Paulo que registra mais participações na Libertadores: 18.


05 - E amanhã, o São Paulo terá pela frente mais um confronto com o Corinthians na Arena de Itaquera, onde, em quatro jogos, sofre quatro derrotas. A reabilitação no Majestoso viria com a quebra deste "tabu". O Corinthians está com aproveitamento de 100% diante do Tricolor o na ZL de SP: são 13 gols do Alvinegro contra 03 do Tricolor.


06 - A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, que se inicia neste fim de semana e será finalizada somente na segunda-feira, com Atlético-MG x Coritiba, pode trazer importantes mudanças na tabela de classificação. O próprio São Paulo pode respirar mais aliviado e partir para o confronto ante o Grêmio, lá no Sul, dia 24, defendendo uma vaga no G-4. Para isso, é claro, terá que vencer o Corinthians e torcer por tropeços de Santos, Atlético-PR, Flamengo e Ponte Preta - todos com 23 pontos ganhos. Mas haverá um confronto direto entre esses times. O Santos pega a Ponte, na Vila Belmiro, com grande possibilidade de contar com o retorno do artilheiro Ricardo Oliveira, que já está relacionado para a partida. O Tricolor, com 21 pontos, pode também cair para a 10ª posição. A competição ainda nos apresentará muitas surpresas.


07 - De olho na liderança! O atual líder do Brasileirão, Palmeiras (29 pontos), terá uma verdadeira prova de fogo no domingo, às 16h. Enfrentará um Internacional com "ânimo renovado", de técnico novo, o velho conhecido Falcão, e na casa do Colorado. Mas terá os retornos de Gabriel Jesus e Róger Guedes, e ainda poderá contar com Cleiton Xavier e Dudu, que tem Rafael Marques como "sombra" antes da definição de Cuca sobre os titulares que entrarão em campo para manter a liderança.


08 - Dever de casa! Contando com a Fiel em Itaquera, o Corinthians mira a liderança ante o São Paulo, que vem de uma desclassificação na Libertadores e tem ainda o peso do retrospecto negativo diante do rival nos últimos duelos com mando do rival. Além de confirmar o favoritismo na Arena, o Timão "secará" o Palmeiras no Beira-Rio. Cristóvão Borges indica algumas mudanças, mas nada diferente do que já foi testado em outras formações, ainda com Tite no comando do Alvinegro. Faltam contratações para reforçar o elenco, algumas pontuais, como no meio-campo, na zaga e, principalmente, no ataque, onde um centroavaente continua fazendo falta. Será Pato a solução? André? Bruno Paulo?


09 - Lembram da perguntinha no "PS" semana passada? Só o Santos é que mostrou que chegou ao G-4 para ficar. Flamengo e Atlético-PR também demonstram apetite por uma vaga na Libertadores do ano que vem, e, quem sabe, pelo título. Mas, assim como bem observou Admilson, diretor deste "O Extra.net", somente após as primeiras rodadas das oitavas de final da Copa do Brasil é que os times que brigarão pelo título do Brasileirão é que começarão, de fato, a "mostrar a cara" na ponta da tabela. Os "elencos" serão decisivos para isso. Vale mesmo a pena abdicar de um dos dois campeonatos para buscar pelo menos um título? Veremos!


10 - Palpitão da Redação! A equipe deste "O Extra.net" tem, entre as várias "pautas do café", uma que não passa batido nunca: futebol. Vamos então aos "palpites" da rodada deste final de semana para os jogos do Brasileirão: Edson Marcelino Augusto, torcedor do Flamengo: Botafogo 0 x 2 Flamengo. A galera são-paulina - Jorge Pontes: Corinthians 1 x 1 São Paulo; Josanie Branco: Corinthians 1 x 1 São Paulo; Carlos Magno: Corinthians 1 x 2 São Paulo. A galera "corinthiana" - Vagner: Corinthians 2 x 0 São Paulo; Alisson: Corinthians 2 x 1 São Paulo; João Leonel: Corinthians 3 x 2 São Paulo; Admilson: Corinthians 3 x 1 São Paulo. A galera palmeirense: Lenon: Inter 1 x 0 Palmeiras; Beto Iquegami: Inter 1 x 2 Palmeiras; Cabreirão: Inter 1 x 2 Palmeiras; Breno Guarnieri: Inter 1 x 1 Palmeiras.

 

11 - E neste sábado, ao meio-dia, a Mesa Redonda do Canal Dez na TV Cabo Mix, na internet - no www.canaldez.com.br  -, no Facebook e no aplicativo da emissora, sob comando de Gil Cipriano, contará com a presença dos convidados especiais Paulinho Boaventura, ilustre torcedor da Portuguesa, e o eterno camisa 9 da Águia de Sangue Azul, Soares.

últimas