SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
A população de Fernandópolis precisa intensificar os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nos últimos dias o município apresentou um aumento de casos da doença, o que só pode diminuir com uma ação conjunta envolvendo população e administração pública.
De acordo com levantamento da Vigilância em Saúde de Fernandópolis, em 2020 já foram notificados 322 possíveis casos da doença no município, com 126 confirmações, 52 descartes e 141 pendentes. Com as últimas atualizações de casos, foram suspensos as coletas de sorologia, conforme determinação do Ministério da Saúde.
É importante destacar que está em circulação no município o sorotipo 2 da dengue, que é de gravidade maior e a melhor forma de prevenção, portanto, independentemente do sorotipo, é evitar a proliferação do mosquito.
Além das ações realizadas pela Prefeitura, com a visita dos agentes de vetores nas residências e estabelecimentos comerciais, a população também precisa fazer a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito causador da doença, que são os utensílios com água parada. Está agendada para os próximos dias uma intensificação das ações com e eliminação de criadouros casa a casa, que será realizada pela equipe de Saúde do município.