Bebê sendo atendido pela Dra. Kátia
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Embora a maioria dos bebês não tenha dentes antes dos seis meses de idade, os cuidados bucais na infância são importantes desde cedo, como o combate as cáries, gengivite e problemas de mordida. Mas tudo isto pode ser prevenido e evitado com uma primeira consulta ao dentista.
Em Fernandópolis, a ‘Bebê Clínica’ presta atendimento e acompanhamento para bebês antes dos seis meses, até crianças de 5 anos e 11 meses. O principal objetivo de programa, que é oferecido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é oferecer um acompanhamento integral de odontologia na primeira infância.
A Bebê Clínica tem mostrado resultados expressivos em Fernandópolis e representa um avanço nos cuidados precoces com a saúde bucal das crianças, buscando desta maneira, no futuro, uma população adulta livre de cáries. Mais de 400 crianças já passaram por atendimento na unidade, que desenvolve um dos mais importantes projetos de odontologia infantil da região.
“O projeto Bebê Clínica orienta as famílias que a odontopediatra é também figura essencial para a saúde infantil. Todos os procedimentos são gratuitos, nossa única cobrança é o comprometimento de todos os envolvidos par que haja um bom andamento dos nossos trabalhos”, comentou Dra. Kátia Esteves Gomes, a odontopediatra do projeto.
COMO INGRESSAR
Na ocasião do teste do pezinho, nos primeiros dias de nascimento, o responsável pelo bebê recebe um cronograma sobre o projeto ‘Bebê Clínica’ e as datas das reuniões, que acontecem no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Esses encontros acontecem mensalmente, mas basta o responsável participar de apenas um deles para que o bebê saia agendado para uma primeira consulta. O atendimento é realizado por odontopediatras, somente com prévio agendamento.
Durante todo período de acompanhamento, os bebês têm o acompanhamento odontológico necessário para o bom desenvolvimento, trabalhando a promoção e prevenção em saúde bucal.