VALENTIM GENTIL
Secretaria Municipal de Saúde divulga plano de contingenciamento do Coronavírus
Secretaria Municipal de Saúde divulga plano de contingenciamento do Coronavírus
O município está preparado para o enfrentamento do Cororonavírus
O município está preparado para o enfrentamento do Cororonavírus
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Valentim Gentil
O prefeito Adilson Segura, reuniu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (16), diretores do setor da Saúde para discutir o plano de contingência do novo coronavírus em Valentim Gentil. A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para conter o avanço do COVID-19.
O município está preparado para o enfrentamento do Cororonavírus. Os profissionais da Saúde estão orientados quanto ao procedimento, e as Unidades de Saúde possuem kits para coleta de exames. Em todas as UBS’s, serão distribuídas máscaras apenas para sintomáticos respiratórios, para que os pacientes utilizem durante toda permanência na unidade, e retirem após avaliação e liberação médica.
No município, há um caso suspeito. Um homem de 24 anos que mora em São Paulo, veio para o município na casa de familiares, teve contato com uma paciente na Capital Paulista que teve o caso confirmado de coronavírus. É importante ressaltar que o homem está sendo monitorado e segue em isolamento domiciliar, sem contato com familiares. O exame foi colhido no último sábado (14), e encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. O resultado, atualmente, tem prazo de 5 a 7 dias úteis para ficar pronto.
De acordo com a nota técnica da Secretaria de Saúde, munícipes devem procurar a Unidade de Saúde em casos de urgência e emergência. Procedimentos não urgentes devem ser desmarcados, especialmente em cidades onde há casos positivos da doença, para própria segurança.
A Secretaria de Saúde orienta ainda para que toda população, na medida do possível, evite aglomerações e faça devido isolamento/distanciamento social, já que o vírus é considerado de fácil disseminação. No grupo de risco, estão idosos a partir de 60 anos, pacientes com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatas) e pacientes portadores de câncer e outras doenças imunossupressoras.
Medidas de prevenção
- Lavar bem as mãos;
- Fazer uso do álcool em gel;
- Evitar levar as mãos no rosto: boca, olhos e nariz;
- Evitar aglomerações;
- Hidratação e alimentação saudável;
- Não compartilhar objetos;
- Evitar contato com pessoas doentes;
- entre outros.
Os profissionais da Saúde estão orientados quanto ao procedimento