SAÚDE PÚBLICA

HB e HCM iniciam atendimentos em áreas específicas para casos de coronavírus

HB e HCM iniciam atendimentos em áreas específicas para casos de coronavírus

Todos os lugares designados para este serviço funcionarão 24h

Todos os lugares designados para este serviço funcionarão 24h

Publicada há 4 anos

Da Redação 

A Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, que administra o Hospital de Base (HB) e Hospital da Criança e Maternidade (HCM), iniciou, dia 16 de março, os atendimentos em áreas específicas para casos graves de síndromes respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Todos os lugares designados para este serviço funcionarão 24h.

Os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que apresentarem sintomas (coriza, tosse, dor de garganta e febre), devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) ou, ainda, os Postinhos de Saúde mais próximos de suas casas.

Apenas os casos graves serão encaminhados para o complexo Funfarme/Hospital de Base. Ou seja, primeiramente os pacientes serão avaliados pelos profissionais de saúde das UPAs, UBS’s e Postinhos de Saúde; depois, se as equipes determinarem que o caso é grave, irão imediatamente encaminhar o paciente para HB e HCM; caso contrário, o paciente já será orientado na unidade de saúde sobre como proceder.

Em entrevista coletiva, na segunda-feira, 16, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto reiterou que o paciente só deve procurar um serviço de saúde se realmente for necessário e com o menor número de acompanhantes possível; caso contrário, a recomendação é que as pessoas fiquem em isolamento voluntário em casa, como forma de tentar refrear o contágio pelo vírus.

HOSPITAL DE BASE 

O Hospital de Base estruturou o fluxo de atendimento, inclusive com a adequação de área específica, dotada de sala de espera, dois consultórios, posto de enfermagem, uma sala de apoio e uma sala para casos de urgência.

Esta medida visa garantir a segurança de todos os pacientes atendidos pelo hospital.

Segundo a diretoria da Funfarme, estão sendo investidos R$ 1 milhão para adequação de fluxos e áreas e em equipamentos, não incluindo verbas de custeio.

O Hospital de Base solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão de mais 10 leitos de UTI aos já credenciados para disponibilizar ao atendimento de pacientes.

HOSPITAL DA CRIANÇA E MATERNIDADE 

O HCM também está adequando o fluxo de atendimento de pacientes com doenças respiratórias e os com outras patologias. A diretoria do HCM destaca que, nesta época do ano, com a queda da temperatura, em média, há aumento de 40% no atendimento a pacientes com problemas respiratórios.


últimas