CORONAVÍRUS

Hospital privado de SP divulga sexta morte no estado de paciente com coronavírus

Hospital privado de SP divulga sexta morte no estado de paciente com coronavírus

No Brasil, número de mortes já chega a 8

No Brasil, número de mortes já chega a 8

Publicada há 4 anos

Da Redação

Um hospital privado da cidade de São Paulo comunicou nesta sexta-feira, 20, a morte de um paciente de 70 anos com coronavírus. É a sexta morte registrada no estado de São Paulo na pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde não confirma o caso.

Até quinta-feira, 19, o estado contabilizava 5 mortes, todas no mesmo hospital, o Santa Maggiore, da Prevent Sênior, e de pacientes com mais de 60 anos. No Brasil, o total já chega a 8 mortes: outras duas foram registradas no estado do Rio de Janeiro nesta semana.

O coordenador do centro de contingência contra o coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, disse que o governo não foi notificado e criticou a divulgação do hospital. Em nota, o Hospital Santa Catarina, onde ocorreu a morte, afirma que notificou o caso suspeito ao Ministério da Saúde e às vigilâncias epidemiológicas local, municipal e estadual.

"Existe uma regra: o município e o estado precisam ser comunicados para que tenham uma posição horizontal de transparência. É preciso ter a notificação, ter os dados completos, preciso saber quem é o paciente, qual a comorbidade, o que está acontecendo, para daí gerar uma informação adequada para a população”, disse Uip em entrevista à GloboNews.

Homem com diabetes e hipertensão

Segundo o Hospital Santa Catarina, o paciente é um homem que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sintomas do novo coronavírus desde terça-feira, 17, e morreu na quinta-feira, 19, às 17h55. O resultado positivo do exame do paciente saiu nesta manhã.

Segundo o hospital, ele pertencia ao grupo de risco para a doença, já que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e hipertensão.

Em nota, o hospital lamentou a morte e disse que está seguindo todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ter colocado em prática um plano para o enfrentamento da doença com diversas ações, visando a segurança dos pacientes e de seus profissionais.

Nesta sexta-feira, o secretário estadual de Saúde deu entrevista coletiva e citou apenas 5 mortes confirmadas no estado.

"Dos casos internados em terapia intensiva, casos graves, nós estaremos computando, para efeito de estatísticas, apenas aqueles que tiveram a confirmação diagnóstica do coronavírus. Hoje nós temos 24 pacientes em UTI, confirmados, todos em hospitais privados, nenhum em hospital público", disse José Henrique Germann, secretário da Saúde. O estado tem ainda 286 casos confirmados da doença e mais de 7 mil casos suspeitos.


Fonte: G1

últimas
as mais lidas