SOLIDARIEDADE

+UMA BOA NOTÍCIA! Rio Preto abrigará moradores de rua por 90 dias

+UMA BOA NOTÍCIA! Rio Preto abrigará moradores de rua por 90 dias

Entidade do Frei de Jaci é contratada para desenvolver ação social

Entidade do Frei de Jaci é contratada para desenvolver ação social

Publicada há 4 anos

O frei Francisco Belloti, presidente da Fraternidade São Francisco de Assis de Jaci, em ação social com crianças Foto: Divulgação

Da Redação

Mais uma cidade da região incluiu os moradores de rua nos planos assistenciais para atenuar os efeitos sociais da pandemia do coronavírus.

Após Ilha Solteira recolher os moradores de rua e hospedá-los em uma pousada particular (vide reportagem abaixo publicada em nosso site no último dia 24, agora é a vez do maior município da região implantar uma solução.

Um decreto autorizando a Secretaria Municipal de Assistência Social a contratar o Lar São Francisco de Assis por R$ 900 mil para dar assistência aos moradores de rua durante os próximos 90 dias foi publicado nesta terça-feira, dia 31 de março. O decreto municipal que estabeleceu o estado de calamidade pública por causa do corona vírus autoriza a dispensa de licitação.

A Secretaria diz que o Lar São Francisco foi escolhido porque existe desde 1985 e tem 60 obras sociais. São 51 no Estado de São Paulo, sete delas em Rio Preto. O trabalho mais expressivo com o acolhimento de morador de rua e de migrantes é o Lar Bom Samaritano da Providência de Deus em Lins. A experiência daquela cidade capacita o Lar São Francisco a realizar o mesmo trabalho em Rio Preto durante a pandemia. A organização tem caráter privado, mas não tem fins lucrativos. O convênio pode ser prorrogado caso haja necessidade. A entidade é dirigida pelo frei Francisco Belloti, popularmente conhecido como Frei de Jaci.

Segundo relatório da Prefeitura divulgado em novembro de 2019, Rio Preto tem 738 pessoas em situação de rua na cidade, sendo 464 flutuantes e 274 moradores de rua.

EM ILHA SOLTEIRA

Moradores de rua estão sendo recolhidos por servidores municipais da Prefeitura e encaminhados para uma pousada particular onde, além de abrigo, também receberam refeições, medicamentos e material de higiene.

A ação começou no último domingo, 22, em Ilha Solteira, mediante o recolhimento de dezenas de desabrigados (o número oficial não foi divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência Social). Após eles foram encaminhados para a Pousada da Ilha que não está cobrando nada pelo fornecimento de abrigo.

Na manhã de segunda-feira, 23, os desabrigados, antes do almoço, realizaram uma oração junto com colaboradores da pousada.

ELOGIOS

A parceria entre o município, através do prefeito Otávio Augusto Giantomassi Gomes, que é filho do ex-prefeito e deputado estadual Edson Gomes, com a empresária dona da pousada, popularmente conhecida como “Dona Cidinha” está ganhando inúmeros elogios nas redes sociais. Ela entra com o fornecimento de acomodações, alimentos, higiene a demais instalações gratuitamente; ele com apoio de toda infraestrutura da Secretaria de Assistência, inclusive recolhendo os moradores de ruas que, só participam do programa voluntariamente.

Pelo Boletim Epidemiológico divulgado no último dia 19, o município registrava 70 casos positivos de dengue; 02 de H1N1 e 04 de Coronavírus. 

últimas