PANDEMIA

Prefeitura de Andradina revoga decreto que permitia reabertura do comércio

Prefeitura de Andradina revoga decreto que permitia reabertura do comércio

Houve pressão por parte de outros prefeitos e o governo do Estado determinou ao município que voltasse atrás

Houve pressão por parte de outros prefeitos e o governo do Estado determinou ao município que voltasse atrás

Publicada há 4 anos

Da Redação

Um dia após anunciar que o comércio de Andradina (SP) voltaria a abrir as portas, com restrições, na próxima segunda-feira (6), a Prefeitura voltou atrás e revogou o decreto que permitia o retorno dos lojistas ao trabalho.

Em entrevista à imprensa da cidade, o secretário de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas Alves, disse que houve pressão por parte de outros prefeitos.

Eles procuraram o governo do Estado, informando sobre a medida, que feria a quarentena estadual, e o município recebeu um comunicado pedindo para voltar atrás.

A quarentena determinada por decreto do governo do Estado vai de 24 de março até terça-feira (7).

Apesar disso, na sexta-feira (3) a prefeita de Andradina, Tamiko Inoue (PSDB), que é do mesmo partido de João Doria, assinou decreto autorizando a reabertura do comércio e de vários serviços na cidade a partir desta segunda-feira, contrariando o decreto estadual.

Decreto municipal
Ao justificar a suspensão do decreto de sexta-feira, medida que teria sido tomada em reunião na noite de sábado (4), segundo o secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Andradina, ele disse que no município havia um decreto que determinava o fechamento do comércio até este domingo.

Assim, pelas regras estipuladas pela Prefeitura, oficialmente as lojas poderiam reabrir a partir de segunda-feira.

Ainda segundo ele, o decreto de sexta-feira foi uma resposta à população com relação ao decreto municipal, o que não foi explicado quando a reabertura do comércio foi anunciada.

“Como o prazo do decreto municipal terminava neste domingo, precisava ter um pronunciamento. Houve um afrouxamento muito suave, com uma repercussão inesperada. Isso chegou ao governo do Estado, que pediu para retroceder, embora não tenhamos casos confirmados da doença em Andradina”, argumentou.

Economia
O secretário de Negócios Jurídicos disse ainda que o município entendia que a volta do funcionamento do comércio a partir de segunda-feira poderia aliviar outros problemas sociais graves que começam a surgir, mas diante da repercussão negativa, a Prefeitura anunciou o recuo e o comércio da cidade permanece fechado enquanto vigorar a quarentena do Estado.

De acordo com ele, nesta semana a administração municipal vai reforçar a divulgação das medidas econômicas anunciadas pelos governos federal e estadual, para ajudar os empresários a superarem esse momento de crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.


Fonte: Hoje Mais Andradina

últimas