João Leonel

11 Notícias

11 Notícias

Por João Leonel - Jornalista

Por João Leonel - Jornalista

Publicada há 9 anos

01 - Um forte abraço a todos que prestigiam as 11 Notícias, todos os sábados aqui no jornal “O Extra.net”. Faltando apenas três rodadas para o encerramento do 1º turno do Campeonato Brasileiro 2016, alguns números, além dos pontos ganhos até a 16ª rodada, comprovam o impressionante equilíbrio na Série A do nosso futebol.


02 - Vitórias e derrotas - como mandante e visitante -, saldo de gols, gols marcados e sofridos, entre outros índices disponíveis nos permitem, através de uma "leitura estatística", apontar algumas equipes que provavelmente brigarão pelo título, embora outros times, hoje na parte debaixo da tabela, também apareçam com certo destaque. Vamos dar uma olhada em alguns destes números?


03 -  Quais os times mais venceram, e os que menos perderam, “em casa”? Sim, o mando de campo é muito valioso nesta competição de pontos corridos. Os maiores vencedores em seus domínios, até o momento, são Palmeiras - líder com 32 pontos -, e Grêmio - terceiro colocado, com 30. Cada um soma 7 vitórias em casa. O Verdão, que realizou 9 jogos no Allianz Parque, além das vitórias empatou 1 jogo, com o Santos, e perdeu outro, ante o Atlético-MG. Deixou escapar 5 pontos atuando em casa. O Tricolor Gaúcho venceu 7 e perdeu 1 jogo em sua Arena, a surpreendente derrota por 2 x 1 diante do Vitória. Com isso, o Grêmio perdeu somente 3 pontos atuando em Porto Alegre.


04 - E ainda temos três times “invictos” jogando em seus estádios: Corinthians (2º colocado, com 30 pontos), Atlético-PR (na 5ª colocação, com 27 pontos) e, por incrível que pareça, o Figueirense, em 18º lugar, na zona de rebaixamento com apenas 17 pontos. Veja bem: mesmo 'invicto' na Arena de Itaquera, o "Itaquerão Minha Casa, Minha Vida", de mais de R$ 1 bilhão - e tem gente que fala que o Pato foi o pior negócio da história 'corinthiana' -, o Timão perdeu em casa sim: ao todo, 6 pontos, com 3 empates diante de Grêmio, São Paulo e Figueirense.


05 - Sem esquecer, é claro, de que um importante ‘complemento’ ao desempenho “caseiro”, vindo com alguns ‘pontinhos’ conquistados fora de casa, é que faz a equação da bola fatalmente levar um time a “bater campeão” - como gosta de dizer Tite, técnico da Seleção -, passemos então para o quesito "vitórias fora de casa". São 5 times empatados com mais vitórias longe de suas torcidas. Venceram 3 jogos fora de casa Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo e Cruzeiro, isso mesmo A Raposa mineira, "vice-lanterna", na 19ª posição, com menos pontos do que partidas disputadas: 15 pontinhos após 16 jogos. Mano, que dureza!


06 - E os ataques? E as defesas? O melhor ataque do Brasileirão é do Palmeiras. Não por acaso, o clube alviverde possui o artilheiro da competição, Gabriel Jesus, com 10 gols, e também o melhor saldo de gols, 16. O segundo time entre os "melhores ataques" é o Santos, com 30 gols e saldo positivo de 14.


07 - E a melhor defesa é a do Corinthians, que sofreu somente 12 gols em 16 jogos. Por isso, está empatado com o Santos no saldo, também tem 14. Com 26 'gols pró', o Timão está, ao lado do Grêmio, em terceiro neste quesito. É a defesa corinthiana mantendo sua impressionante regularidade, marca registrada nas últimas temporadas, mesmo com as saídas dos beques Gil, o 'Gamarra Negro', e Felipe, que já foi até convocado para a Seleção. Vale lembrar que hoje, nossos destaques estatísticos focaram números alcançados pelas equipes, um levantamento quanto ao "desempenho geral" fica para o fim do primeiro turno.


08 - E quem já viu a formação do ataque da Seleção Olímpica? Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa - ou Gabigol, como os santistas o chamam -, e Neymar. É um trio que poderá emplacar, mesmo com Gabigol correndo risco de ser substituído por Luan, do Grêmio, já que não está no mesmo nível que Gabriel Jesus e muito longe do futebol de Neymar.


09 - Mas o Neymar do Barcelona, que fique claro, pois até agora esse da Seleção tá mais pra "Neymála" - não mostrou serviço no escrete "principal". O técnico Micale escalou assim sua jovem equipe: Uilson (Fernando Prass ainda se recupera de lesão), Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos, Douglas Santos; Thiago Maia, Rafinha, Felipe Anderson; Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol. Dá pra conquistar a inédita medalha de ouro olímpica no futebol com esse time? Difícil saber, mas que veremos um futebol muito superior ao apresentado pelas 'selecinhas de Felipão e Dunga', isso dá pra cravar.


10 - Até porque jogar pior do que aquele "catadão"...nem o Íbis...!!! Curiosidade: O Íbis Sport Club é um time paulista? Não, é um clube pernambucano. Mas de numa cidade que se chama "Paulista", com mais de 320 mil habitantes, cujo apelido é "Namorada do Sol". Será que é por isso que o Íbis é tão "queimado" no meio do futebol e apontado como o pior time do mundo? Perdão, mas é a que temos pra hoje!


11 - Pra hoje? Hoje é sábado, e todos os sábados temos a Mesa Redonda do Canal Dez, que você pode acompanhar, a partir do meio-dia, na TV Cabo Mix, na internet - no  www.canaldez.com.br  -, no Facebook e no aplicativo da emissora. Gil Cipriano recebe o jornalista e ex-secretário da Cultura, Vic Renesto. A "Mesa" deste sábado é redonda e verde, com a dupla palmeirense feliz da vida com o Verdão. E dá-lhe Gabriel Jesus. Esse "moleque", bom de bola, vai pra onde mesmo? Pode ir, já foi? Está fazendo a diferença...até sábado que vem!!!

últimas