Da Redação
O cantor João Mulato, ícone da música sertaneja de raiz, faleceu na manhã desta segunda-feira, 20, aos 70 anos, no Hospital Estadual de Bauru, onde estava internado desde sexta-feira, 17. Ele tinha câncer generalizado.
Wilson Leôncio de Melo, o João Mulato, nasceu em Passos (MG), mas ainda criança se mudou para Araçatuba com a família. Mais tarde, transferiu-se para São Paulo, onde conheceu o violeiro Bambico, com quem formou a dupla João Mulato e Douradinho e gravou dois discos: “Saudade de um Amor Passado” e “Meu Reino Encantado”.
Com o falecimento de Bambico, aos 38 anos de idade, João Mulato formou dupla com outros companheiros, gravando mais seis discos mantendo o nome da dupla “João Mulato e Douradinho”.
Na década de 1980, Tião Carreiro, que já estava bastante doente, convidou João Mulato para fazer shows com Pardinho, com quem acabou oficializando a dupla “João Mulato e Pardinho”, em 1990. Juntos, gravaram quatro discos.
Mais tarde, João Mulato voltou a formar a dupla “João Mulato e Douradinho”, gravando o disco “Ao Mestre com Carinho”, em homenagem a Tião Carreiro, com diversas regravações do criador e rei do pagode, como “Amargurado”, “Preto Velho” e “Encanto da Natureza”.
O cantor também chegou a fazer dupla com Paraíso e João Carvalho. Suas últimas gravações como a dupla “João Mulato e Douradinho” foram feitas em 2012.
João Mulato será sepultado no Cemitério do Redentor, em Bauru, em horário ainda não divulgado.
Fonte: RP10