ECONOMIA

Nos últimos dezoito meses, 166 mil lojas de varejo fecharam as portas

Nos últimos dezoito meses, 166 mil lojas de varejo fecharam as portas

Publicada há 8 anos

Da Redação


Pelo menos 166,9 mil lojas de varejos foram fechadas em 2015 e no primeiro semestre deste ano por conta do agravamento da recessão econômica. Isso foi o que mostrou um levantamento da Confederação Nacional de Comércio (CNC). Ao longo do ano passado, 99 mil os empresários baixaram as portas e este ano o número já chega a 67,9 mil lojas fechadas.


Isso representa quase quatro empreendimentos por dia, encerrando suas atividades, demitindo funcionários e deixando de contribuir com a economia do país. De acordo com a CNC, apesar da melhora dos indicadores de confiança no setor de comércio a partir de maio, a previsão é de retração de 10,6% das vendas do varejo em 2016 – resultado pior do que o recuo de 8,6% em 2015.


A pesquisa da CNC levou em consideração apenas lojas de varejo que têm trabalhadores com vínculo empregatício. Elas somam cerca de 700 mil lojas em todo o País e respondem por aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, Para a instituição, o número de lojas fechadas em 2016 deve ultrapassar o do ano passado.


ALIMENTOS

Em 2014, o varejo abriu 11,45 mil novas lojas, e só na região Sudeste foram fechados 35,327 mil estabelecimentos durante este último um ano e meio, principalmente hipermercados e supermercados.


últimas