Da Redação
Equipado com 19 câmeras, o Zoológico Municipal de Rio Preto agora é monitorado 24 horas por dia. A implementação do projeto de videomonitoramento foi concluída na última semana. No ano passado, câmeras já haviam sido instaladas em áreas do Parque da Represa (Lago 2) e no Viveiro Municipal.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, o sistema já está em operação e é monitorado por meio da Central de Monitoramento, sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM). A Central fica no Parque Tecnológico e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
No Zoológico, as câmeras devem inibir que pessoas pulem as grades de afastamento e possam ter contato com algum animal. "Exemplos disso são as jaulas de feras como o leão e de grandes animais que ficam em espaços mais abertos, como os hipopótamos. O monitoramento também deve inibir ou flagrar qualquer ação de visitantes que joguem alimentos ou objetos nos espaços dos animais, o que é proibido", ressalta a secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado.
Das 19 câmeras instaladas no Zoo, quatro estão na área da entrada dos visitantes e outras 15 estão espalhadas em todo percurso da área de visitação como setores dos primatas, leão, anta, serpentário, macacos, entre outros e também na área administrativa e clínica dos animais.
Atualmente, o Zoológico conta com 224 animais no plantel de 78 espécies diferentes. Além destes, o local recebe animais resgatados pela Polícia Militar Ambiental e Ibama para tratamento, reabilitação e posterior soltura. Só neste ano foram cerca de 350 animais tratados no local.
Central de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Rio Preto acompanha a movimentação nas áreas vigiadas 24 horas por dia - Ivan Feitosa/Prefeitura de Rio Preto