Clarius

MINUTINHO: 'O Pai Nosso' e CRÔNICA: 'Uma flor rara'

MINUTINHO: 'O Pai Nosso' e CRÔNICA: 'Uma flor rara'

Por Clarius

Por Clarius

Publicada há 9 anos

MINUTINHO: O Pai Nosso

Será inútil dizer “PAI NOSSO” se em minha vida não ajo como filho de Deus; se ainda o renego, na sua plenitude ou parcialmente; se suas palavras, para mim, nada ou muito pouco são.  

Será inútil dizer “QUE ESTAIS NO CÉU” se os meus valores são representados somente pelos bens materiais que aqui na Terra acumulo ou sonho em adquirir.

Será inútil dizer “SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME” se apenas sou cristão por medo, superstição e comodismo; se santifico e idolatro muito mais personalidades produzidas pela mídia que nosso real Pai Maior.

Será inútil dizer “VENHA A NÓS O VOSSO REINO” se acho tão sedutora a vida atual, cheia de supérfluos e futilidades, acobertando dores e sofrimentos.

Será inútil dizer “SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU” se no fundo quero mesmo é que todos os meus desejos se realizem, mesmo aqueles que, lá no nosso íntimo, sabemos ser contrários as suas lições e que somente satisfarão minha ânsia consumista.

Será inútil dizer “O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE” se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome agora e que não podem esperar o amanhã. Se não sou caridoso com o próximo. Se finjo não ver a miséria, a pobreza que nós ronda. Se usurpo daquilo que é público e de todos em benefício pessoal ou de poucos.

Será inútil dizer “PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO” se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar os que atravessam o meu caminho.

Será inútil dizer “E NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO” se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus. Se, apesar das quedas e de sua mão amiga a me levantar, ainda assim persisto no erro. Se, apesar de toda ajuda espiritualidade amiga que sempre aponta o caminho certo, ainda assim sucumbo às tentações.

Será inútil dizer “LIVRAI-NOS DO MAL” se por minha vontade procuro somente os prazeres materiais, a satisfação do meu ego, quase sempre causando mal ao próximo.

Por fim, será difícil dizer “AMÉM” porque, apesar de todas essas lições; apesar de estar sempre pregando o “Pai Nosso”; apesar de ter consciência de todos meus erros; de sempre prometer mudar a minha vida; continuo tropeçando, conscientemente, nos mesmos obstáculos e fazendo de todas essas palavras letra morta.

Autoria desconhecida.


CRÔNICA: Uma flor rara

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo o que sonhava. Um marido maravilhoso; filhos perfeitos; um emprego e um salário invejável além de uma família muito unida. Mas ela não conseguia conciliar tudo. O trabalho e os afazeres domésticos lhe ocupavam todo o tempo, e pouco dele sobrava para a família.

Um dia, seu pai, um homem sábio e experiente, lhe deu uma flor muito cara e raríssima, recomendando-lhe:

- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas de regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes pode até conversar um pouquinho com ela. Em troca ela dará um perfume maravilhoso e lindas cores.

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Porém o tempo foi passando. O trabalho consumia-a, não permitindo que ela sequer cuidasse da flor. De volta à sua casa, ela a avistava bela e perfumada.  Até que um dia, mal entrara em sua casa, a jovem leva um susto! Sem mais nem menos, a flor morreu. Suas pétalas estavam murchas e escuras, suas folhas ressecadas e o caule já em vida.

Ela chorou muito até que tomou coragem e ligou para seu pai, relatando o triste ocorrido.

- Eu já imaginava que isso aconteceria - respondeu o pai - e não posso mais lhe dar outra flor, porque essa era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. A relação com as pessoas que nos amam é como ela, minha filha. Você deve aprender a cultivá-la e dar atenção enquanto é tempo. Assim como a flor, os sentimentos e as pessoas também morrem. Você se acostumou a vê-la, sempre colorida, perfumada, e se esqueceu dos cuidados necessários. Pense bem na sua vida e reflita. Quantas flores como esta estão esperando por você?

Autoria desconhecida.

últimas