OUROESTE

Secretaria Municipal da Assistência Social realiza Varal Solidário

Secretaria Municipal da Assistência Social realiza Varal Solidário

Ação visa distribuir gratuitamente máscaras à população

Ação visa distribuir gratuitamente máscaras à população

Publicada há 4 anos

As pessoas, que passavam pelo local, foram surpreendidas com a distribuição gratuita das máscaras

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ouroeste 

Na última quinta-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ouroeste e Arabá realizou a ação Varal Solidário de Máscaras, na Praça da Matriz, e já distribuiu cerca de 200 máscaras. 

As máscaras ficam expostas em um varal, quem precisa, pega, com limite máximo de uma por pessoa, e quem tem, deixa para o próximo. A ideia partiu e foi coordenada pela secretária da Assistência Social, Jaqueline Benine. 

As pessoas, que passavam pelo local, foram surpreendidas com a distribuição gratuita das máscaras. A Secretaria Municipal de Assistência Social vem confeccionando máscaras desde o dia 24 de abril. Já foram produziram quase 2 mil máscaras, com a ajuda de voluntárias de Arabá e Ouroeste. Tais mulheres fazem parte da Frente de Trabalho, costureiras voluntárias e da própria equipe da Secretaria da Assistência Social. Todas se uniram para produzirem máscaras de prevenção ao combate ao novo coronavírus. O uso de máscaras se tornou obrigatório em locais públicos desde quinta-feira, em todo o Estado de São Paulo. O varal ficará diariamente, das 9h às 17h, na Praça da Matriz.

“Acho muito boa a iniciativa, eu consegui comprar só uma. Como não pode usar mais de uma vez e tem que sempre ficar lavando, é necessário ter mais uma e vou pegar aqui”, relata Pamela, de 22 anos, que passava pelo local. 

Conforme recomendações do Ministério da Saúde, a máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras. O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.  O uso das máscaras caseiras é uma intervenção  a ser implementada junto, e não em substituição com as demais medidas e recomendações  pelo ministério da saúde como o  isolamento social, distanciamento, a higienização das mãos, visando interromper o ciclo   da Covid-19.

últimas