PANDEMIA

Governo do SP recebe mais 333 respiradores para tratamento da COVID-19

Governo do SP recebe mais 333 respiradores para tratamento da COVID-19

Equipamentos utilizados em unidades de terapia intensiva permitirão a abertura de novos leitos em todo o Estado

Equipamentos utilizados em unidades de terapia intensiva permitirão a abertura de novos leitos em todo o Estado

Publicada há 4 anos

Carregamento de novos respiradores

Da Redação

O Governo de SP recebeu, nesta terça-feira, 26, 333 respiradores importados que serão utilizados no tratamento de pacientes com coronavírus que necessitam de ventilação mecânica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Desse montante, 133 vieram da China e 200 da Turquia. No total, já são 443 respiradores adquiridos pelo Estado e 150 ventiladores de transporte doados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos permitirão a abertura de novos leitos em todo o Estado de São Paulo.

Da China chegaram 133 ventiladores pulmonares que fazem parte de uma compra de 1.280 respiradores, cujo pedido original de 3 mil foi repactuado. Na última quarta-feira, 20, já haviam chegado outros 50 aparelhos desta compra. O prazo de entrega do total da aquisição, assegurado pela empresa, é até meados de junho. 

Já da Turquia, desembarcaram outros 200 respiradores de uma compra de 1.500 unidades. Estes equipamentos também serão entregues, segundo o fornecedor, até meados de junho.   

Os equipamentos serão montados, testados e calibrados no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 

Estes novos equipamentos se juntam a outros 60 unidades, que chegaram nas últimas semanas e serão instalados em hospitais da Grande São Paulo, Piracicaba e no AME Campinas. Estes equipamentos são fruto de doação de R$ 12,7 milhões da associação Comunitas, que resultou em uma compra de 200 para apoio no enfrentamento à COVID-19. 

Os ventiladores foram adquiridos junto à empresa nacional Magnamed, após decisão judicial favorável à Comunitas e ao Governo do Estado, após requisição do Ministério da Saúde da totalidade da produção nacional.

“Estes respiradores são decisivos no processo de ampliação de leitos e no tratamento de pacientes graves de COVID-19. O Governo do Estado de São Paulo agiu rapidamente e adquiriu equipamento em tempo hábil para a assistência da população do Estado de São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. 

Doação do Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde também recebeu nesta semana a doação do Ministério da Saúde de 150 ventiladores de transporte. Estes modelos de respiradores são utilizados para transporte de pacientes entre serviços de saúde e/ou para transporte entre setores/leitos dentro de um mesmo hospital.

Os aparelhos estão sendo distribuídos para a prefeitura da Capital e para hospitais da rede estadual. Também serão usados para equipar ambulâncias que fazem transporte de pacientes de hospitais do Governo do Estado.

Há uma expectativa que o Governo de São Paulo receba outros 450 aparelhos da esfera federal que poderiam, diferentemente dos atuais, serem utilizados para a abertura de novos leitos.

últimas