Por Beto Iquegami
PERGUNTAR OFENDE?
- É a política que faz o candidato virar ladrão ou é o seu voto que faz o ladrão virar político?
Postagem de um fernandopolense que viralizou nas redes sociais na última semana. Dúvida pertinente e que merece, nesses dias, profunda reflexão.
CAI NÚMERO DE CANDIDATOS, MAS 140 QUEREM SEU VOTO
Os eleitores fernandopolenses terão neste ano menos opções para escolher seus nomes para a vereança. Pesquisa feita junto aos partidos, coligações e Justiça Eleitoral resultou num dado (ainda que provisório pois a confirmação oficial dar-se-á na segunda) apontando para 140 pretendentes ao Palácio 22 de Maio. Eles estão subdivididos dentre os três “prefeituráveis”, com a seguinte composição: A dupla André Pessuto e Gustavo Pinato tem 64 candidatos à vereança; Ana Bim e Henri Dias 26 e Ricardo Franco e seu vice a ser denotado 50. Comparativamente ao pleito passado, registra-se um decréscimo no número de candidatos. Em 2012 o Cartório da 150ª Zona Eleitoral registrou 152 “abnegados” postulantes.
VOTUPORANGA TEM MAIS E JALES MENOS
A título comparativo, eis que ficamos no meio termo entre Votuporanga e Jales. Na primeira há a indicação de que haverá 264 nomes concorrendo ao Legislativo; na segunda o cômputo aponta para 96 pretendentes. E mais interessante se torna quando se prisma as coligações formadas pelos partidos especificamente dentro das eleições proporcionais. No grupo encabeçado por André e Pinato, ficaram juntos o PSDB/PRB com 19 candidatos; o DEM/PR com 20 e PDT/PPS/SD/PP/PRP/PV com 25. No capitaneado por Ana Bim e Henri, o PSD/PTB/PC do B/PROS têm 26 e na coligação encabeçada por Franco, o PT/PSC 24 e PEN/PSB/PMDB 26. Antecipadamente, dá para cravar: uns comeram bronha grande; outros foram mais inteligentes.
ELEIÇÕES 2016 (FERNANDÓPOLIS)
CRTL C + CRTL V - A informação publicada com exclusividade em nosso site (e posteriormente copiada por outro site) surpreendeu. Ao invés dos esperados três candidatos, serão quatro, com a inclusão do empresário Guilherme Vilarinho-PSL.
DETALHES TÃO PEQUENOS - Ele vai de chapa pura, tendo como vice Douglas de Souza, também do PSL. Dois detalhes chamam a atenção. O Diretório Municipal foi fundado há apenas um ano e meio e eles não terão nenhum candidato à vereança.
FALOU E NÃO DISSE - O peemedebista Ricardo Franco reuniu ontem parte da Imprensa prometendo anunciar seu vice. Resultado final: para frustação geral, ficou para segunda-feira. Apenas confirmou que pode ser um homem ou um mulher (?).
NÃO É NÃO - Renato Colombano-PSB, que insistentemente é aventado na vaga, reluta e bate o pé: é candidato a prefeito ou a nada! Concluindo então, se querem ele mesmo, só resta a possibilidade de Franco desistir e ser vice.
AGORA VAI - Após os fracassos que marcaram as tentativas anteriores de implantação da zona aduaneira, eis que ontem parece que o empreendimento vingou de vez com a quitação das ações públicas pela Construmil. Pode render votos!
A MÃE DA ZPE? - Falta agora o pagamento dos R$ 30 milhões pela área ao Grupo Arakaki, tendo 90 dias para tal consumação. Eis o passo final para podermos soltar os rojões! Ana Bim deve estar rezando a todos os Santos para ocorrer antes das eleições.
FOTO DA SEMANA

AGORA É COM ELES - Ontem, sócios da Construmil Construtora e Terraplanagem assinaram o termo de transmissão com encargos das ações da ZPE. Toda a diretoria anterior renunciou e, definitivamente, agora é com eles que têm 90 dias para pagar pela área. A Prefeitura só tem a responsabilidade de fiscalizar o andamento do projeto e o cumprimento das metas previstas.
ELEIÇÕES 2016 (REGIÃO)
NÃO DEU ROCK - As tratativas entre os grupos Rocha e Sant´Anna em Indiaporã, em busca de candidatura única, fracassaram. Elaine Rocha-PSD, vai de dobradinha com o dentista Diego Oliveira; Meio Quilo-PTB está com o comerciante Luiz Vera.
DESAFIO AO SAMURAI - Quem se habilita? Por incrível que pareça, às vésperas da definição, não dá para cravar quem enfrentará a dupla Pedro Itiro/Zé Assunção. Cresceu o nome de Antônio da Delegacia. Ives Galbiati e André Pelarin correm por fora.
CACHORROS GRANDES - Disputa entre expoentes e que rachou ex-aliados em Rio Preto. Edinho Araújo-PMDB tentará voltar à Prefeitura, em parceria com Eleuses Paiva. Na briga está o ex-parceiro Orlando Bolçone-PSB junto com Ivani Vaz de Lima.
E TEM MAIS - O deputado estadual petista João Paulo Rillo também está no páreo, dobrando com Plínio Gentil. E ainda tem mais três candidaturas adjetivadas por lá como “secundárias”. A disputa promete ser apertadíssima.
OPÇÃO ÚNICA SIM - Embora a prudência recomende aguardar até a segunda-feira, é praticamente certo que o ex-prefeito Márcio Borges-PMDB, que tem Antônio César Inácio como vice, seja a única opção nas urnas miraestrelenses.
SITUAÇÃO SIMILAR - Em situação bem parecida está Valentim Gentil. Também um ex-prefeito (Adilson Segura-PSDB, junto com Manoel Livramento-PMDB), após desistência dos Caldeiras, devem só aguardar a homologação oficial.
96 “VEREADORES” EM JALES
Apesar da crise moral que enfrenta a política nacional, ela exerce profunda atração em muitos. Exatos 96 pretendentes estarão disputando as 10 vagas para a Câmara jalesense. Isso se todos os pré-candidatos confirmarem os registros. Em 2011 o número era de 123 candidatos. Caiu, porém não na dimensão que se esperava. Nomes de peso ficaram de fora.
FLÁ PRANDI PODE NÃO SER ÚNICO
Se por aqui, a candidatura de Guilherme Vilarinho-PSL surpreendeu, tornando-se o quarto nome na disputa sucessória municipal, em Jales também surgiu novidades de última hora. Não! Não é a volta da candidatura de Pedro Callado-PSDB, mas sim a possibilidade - real - de Flá Prandi-DEM e José Garça-PMDB terem concorrente sim. Mistério até o próximo dia 15.
A AMEAÇA VEM DO PR
Apesar de pequeno e com parca representatividade - apenas 130 filiados -, o PR de lá realizou uma discreta convenção, na qual ficou registrada a possibilidade do partido apresentar candidatura própria. Dentre os nomes, o mais citado é do empresário Mário Bernardo Perfetto. O mistério só se desfazerá na segunda-feira, último dia para registro das candidaturas.
NOVA EMPRESA E MAIS 2,5 MIL EMPREGOS

Júnior Marão
Conforme aqui relatamos em colunas passadas, as negociações entre a Prefeitura votuporanguense e a empresa Vikstar Contact Center acabaram sendo concluídas e o anúncio de instalação, em anexo ao futuro shopping center já foi feito. Atuando no ramos de call center, a Vikstar - que tem filiais em São Paulo, Teresina e Londrina, promete gerar 2,5 mil empregos e iniciar a operacionalidade ainda neste ano. Epílogo de Juninho Marão, de olho nas urnas em 2018.
NOVO PRESIDENTE DA ZPE PODE TRAZER ESPANHÓIS

Acássio Falcão
Mal conclusa a transferência da presidência da ZPE Paulista, o agora presidente Falcão tratou de esclarecer: o grupo empresarial chinês que tocará a ZPE não tem qualquer tipo de interesse no Água Viva Termas Clube, que, avaliado em R$ 13 milhões, vai a leilão neste mês. Porém ressaltou que pode fazer parceria com outro grupo, preferencialmente espanhol ou até marroquino, para arrematar o clube. Na última hipótese, Falcão inclui até a própria Construmil.
FRASE DA SEMANA
Aqui não tem separação. Tem o início de uma união.
Do vice-prefeito e agora ex-presidente da ZPE Paulista, José Carlos Zambon, na cerimônia de renúncia ao cargo (agora a Construmil assume), servindo tanto para exaltar a união com os empresários como para manter sua adesão ao grupo de apoio à reeleição de Ana Bim.