INVESTIGAÇÃO

Jovem fica isolado por uma semana em banheiro da Fundação Casa da Rio Preto

Jovem fica isolado por uma semana em banheiro da Fundação Casa da Rio Preto

Medida foi tomada pela gestão para evitar contágio por coronavírus

Medida foi tomada pela gestão para evitar contágio por coronavírus

Publicada há 4 anos

Da Redação

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Fundação Casa de Rio Preto manteve um jovem de 15 anos diagnosticado com Covid-19 isolado, por uma semana, em um banheiro desativado de condições precárias.

Victor (nome fictício para preservar sua identidade) foi apreendido no dia 2 de junho por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Realizou teste para o novo coronavírus e foi transferido para Rio Preto.

O jovem apresentava os sintomas de febre, dor de cabeça e de garganta. No dia 8 de junho, já na Fundação Casa, recebeu a confirmação de que estava com Covid-19.

Victor relata que dispunha de um colchão no chão e um vaso sanitário. Não saía para tomar sol e seu banho era com água gelada.

"Eles me deram uma bíblia pra ler e um quebra-cabeça lá. Eu montei aquele quebra-cabeça umas 50 vezes. Li o Salmo 23, o Salmo 91. O resto do tempo eu passava chorando”, conta Victor. Ele mora com a mãe, que é empregada doméstica, e com o padrasto, que é pedreiro.

Procurada, a Defensoria Pública de SP diz que o caso demonstra uma internação desnecessária, já que o perfil do adolescente faria jus a medida em meio aberto sem necessidade de internação.

A fundação afirma que o caso será investigado pela Corregedoria Geral. Diz que prima pela transparência e pelo aperfeiçoamento de procedimentos diante da pandemia. O órgão já registra 48 casos entre internos.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, disse que há uma investigação preliminar em andamento. "Preliminarmente, não parece ter havido "trancamento em banheiro”. Mas vamos apurar", informou o magistrado. 


Fonte: Folhapress

últimas