PREVENÇÃO

Iamspe alerta para a importância de manter as vacinas de rotina em dia durante a pandemia da Covid-19

Iamspe alerta para a importância de manter as vacinas de rotina em dia durante a pandemia da Covid-19

Nos últimos dois meses, as imunizações contra a Hepatite B e o Tétano, por exemplo, registraram queda de 63%

Nos últimos dois meses, as imunizações contra a Hepatite B e o Tétano, por exemplo, registraram queda de 63%

Publicada há 4 anos

(Imagem: Divulgação)

Da Redação

Levantamento feito pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), mostrou que o número de pacientes que procuraram o posto de vacinação caiu no período da pandemia da Covid- 19 em função do distanciamento social.

Nos últimos dois meses, as imunizações contra a Hepatite B e o Tétano, por exemplo, registraram queda de 63%. Foram vacinadas 400 pessoas contra 1077 imunizadas no mesmo período do ano passado. Os dados também mostram que profissionais das áreas da saúde e da educação tomaram a primeira dose da Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), mas não retornaram para receber a segunda dose.

Segundo Cecília Bueno, enfermeira que atua no posto de vacinação, o HSPE recebeu grande quantidade de vacinas Pneumo 23, destinada às pessoas com mais de 60 anos. "É preciso que as famílias se conscientizem da necessidade de reforçar essa imunização nos períodos mais frios do ano", destaca.

Especialistas em imunização reforçam que a atualização das vacinas evita o surgimento de diferentes patologias e diminui o risco do surgimento de doenças que só são combatidas por vacinas, como as contra o sarampo, a influenza, hepatite, entre outras, além de proteger a saúde de famílias inteiras.

O posto de vacinação do HSPE fica no 2º andar do Prédio dos Ambulatórios, localizado na Rua Borges Lagoa, 1.755, Vila Clementino, São Paulo, SP, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h. O atendimento oferecido pelo hospital segue rigorosamente as normas de prevenção contra a Covid-19 determinadas pela Secretaria da Saúde.

Já a vacinação contra gripe, prorrogada até dia 30 de junho, acontece em horário diferenciado:
- Crianças com até 09 anos: das 8h às 12h.
- Crianças acima de 09 anos e adultos: das 8h às 16h.

Os idosos também podem se vacinar neste posto, das 8h às 16h, mas também dispõem de atendimento por meio do Drive-Thru, que funciona na Rua Borges Lagoa, 1635 (prédio da Psiquiatria). De segunda a sexta, das 8h às 17h30, o idoso é imunizado dentro do veículo.

últimas