PANDEMIA

Hospital Bezerra de Menezes busca doações para manter serviços em Rio Preto

Hospital Bezerra de Menezes busca doações para manter serviços em Rio Preto

A arrecadação da instituição caiu bastante desde o início da pandemia da Covid-19

A arrecadação da instituição caiu bastante desde o início da pandemia da Covid-19

Publicada há 4 anos

Da Redação

O Hospital Doutor Adolfo Bezerra de Menezes está precisando de doações para manter os atendimentos de pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos. A arrecadação da instituição caiu bastante desde o início da pandemia da Covid-19, em março, e embora parte já tenha sido retomada, os gastos aumentaram bastante com a reestruturação necessária para manter seguros pacientes e colaboradores, com a aquisição dos equipamentos de proteção individual.

Além de transferência de dinheiro, são aceitos alimentos de qualquer tipo, itens de higiene pessoal (como sabonete, pasta de dente e escova dental) e EPIs (máscaras, luvas e aventais).

Por mês, o Bezerra de Menezes atende cerca de mil pacientes e 80% da demanda é pelo SUS. É o único hospital psiquiátrico porta aberta de Rio Preto, ou seja, onde os pacientes podem procurar em casos de emergência. Atualmente, está com 236 pessoas internadas.

De acordo com a administradora Misleine Fagundes, duas pacientes foram diagnosticadas com coronavírus. Uma delas já está recuperada e a outra está internada em um hospital de Rio Preto. Uma colaboradora também contraiu a doença.

Embora o Bezerra de Menezes não atenda pacientes com Covid-19, foi necessário reestruturar o fluxo interno, com isolamento de pacientes, paramentação de funcionários, descarte dos utensílios usados na alimentação, além da contratação de um infectologista. Tudo isso aumentou os custos da instituição.

"No surgimento da Covid-19 nossa arrecadação foi a quase zero. Desde então a gente vem fazendo campanhas. A gente sente a dificuldade, todo mundo está passando por um período financeiro crítico, mas está se empenhando de um jeito ou de outro", comenta Misleine.

Para ajudar, voluntários criaram um grupo de WhatsApp. "A gente agradece a população que está se mobilizando, quem criou foram pessoas da comunidade, a gente só foi convidado a participar", conta administradora.

Quem quiser ajudar pode depositar qualquer valor na agência 2502-X, conta-corrente 4484-9, no Banco do Brasil. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail diretoria.adm@bezerra.org.br ou telefone (17) 4009-7777.

Quem quiser doar alimentos, produtos de higiene pessoal ou equipamentos de proteção individual pode telefonar que a equipe do Bezerra vai até onde o voluntário estiver buscar os itens. Ou pode levar diretamente até o hospital, que fica na rua Major João Batista França, 298, na Vila Esplanada.


Fonte: Diário da Região

últimas