PANDEMIA
Fundação Casa afasta diretor da unidade de Rio Preto
Fundação Casa afasta diretor da unidade de Rio Preto
Decisão foi tomada após menor com Covid-19 passar uma semana em isolamento em banheiro
Decisão foi tomada após menor com Covid-19 passar uma semana em isolamento em banheiro
Testes de Covid-19 realizados em internos e funcionários da Fundação Casa, em Rio Preto - Divulgação
Da Redação
A Fundação Casa informou nesta quarta-feira, 17, que afastou o diretor da unidade de Rio Preto depois que um menor foi mantido isolado em um banheiro, por uma semana, após testar positivo para Covid-19. A Corregedoria Geral da instituição continua investigando o caso "em caráter de urgência", mas já decidiu pelo afastamento do servidor após realizar as primeiras oitivas. O cargo será ocupado por um outro servidor do quadro. "A instituição prima pela transparência e pelo aperfeiçoamento dos procedimentos adotados diante da pandemia e apurará com rigor eventuais falhas", informou, em nota.
O jovem de 15 anos foi apreendido, em Jales, por envolvimento com tráfico de drogas. Logo em seguida, apresentou sintomas de Covid-19 e foi atendido pelo serviço de saúde local. Submetido ao teste rápido, teve resultado positivo para a doença, motivo pelo qual a Fundação Casa afirma que ele foi colocado em isolamento. "A família do jovem e o judiciário foram informados sobre sua situação de saúde. No Centro, o adolescente foi acompanhado pela equipe de referência e de saúde para aferição rotineira de sua temperatura corporal e do quadro geral de sintomas", informou a instituição, que reconheceu, em nota emitida na terça-feira, 16, que o jovem foi mantido em condições inadequadas e que, assim que tomou conhecimento do fato, instaurou sindicância, por meio da Corregedoria Geral da Instituição, para apurar o fato.
Diante disso, o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que fossem testados todos os internos e funcionários da Fundação Casa de Rio Preto. Segundo ele, este é o primeiro caso positivo de coronavírus na unidade. Os testes foram feitos na tarde de terça-feira. Ao todo, foram testados 50 jovens, sendo que 49 tiveram resultado negativo e um precisou se submeter teste do Swab para confirmação. O resultado sairá em 3 dias.
"Dos testes realizados nos 106 profissionais que trabalham no centro socioeducativo de São José do Rio Preto, sendo 95 servidores da Fundação Casa e 11 funcionários de empresas terceirizadas, todos resultados também deram negativo", informou a instituição.
Fonte: Diário da Região