DICA

Depilação com cera: é possível doer menos

Depilação com cera: é possível doer menos

Publicada há 9 anos


Para muitas pessoas o momento da depilação com cera é um verdadeiro pesadelo, desses bem cabeludos. Afinal, o ato de puxar os pelos costuma ser doloroso e motivos não faltam para isso. A depilação com cera faz com que os fios sejam arrancados inteiros, com o bulbo capilar. Além disso, a depilação é um ato físico, em que a cera encosta na pele, tracionando os fios e causando atrito na região Mas por mais que a dor seja inevitável, existem atitudes que ajudam a tornar o processo menos traumático. Quer entender isso melhor? Veja as dicas para fazer a depilação com cera doer menos.


ESCOLHA A CERA CERTA


Nem toda cera é igual! É possível se depilar usando a cera quente ou fria, e a segunda costuma causar muito mais desconforto. Isso acontece porque a cera quente, quando aplicada, faz com que os folículos se abram e assim o pelo sai melhor. Portanto, optar pela cera quente, principalmente em áreas mais sensíveis, como a virilha, é uma ótima possibilidade.


NÃO SE DEPILE NO PERÍODO

PRÉ-MENSTRUAL


Tudo é mais difícil durante a TPM, inclusive a depilação. No período pré-menstrual a condução de dor é muito maior, já os nervos aumentam as sinapses realizadas, intensificando as sensações. Mas o problema tem dias específicos para acontecer, normalmente três dias antes e dois depois do início da menstruação.


BEBA BASTANTE ÁGUA


Uma pele bem hidratada é uma pele mais saudável, e consequentemente sofre menos na hora da depilação. Nessas situações o pelo fica menos quebradiço, ou seja, fica mais fácil de ser desprendido por completo. Além disso, a pele seca tem a terminações nervosas mais expostas, que ficam mais sensíveis e transmitem mais impulsos de dor na depilação. E a melhor forma de hidratar a pele é de dentro para fora, bebendo bastante líquidos, como a água.


EVITE HIDRATANTE

NO DIA DA DEPILAÇÃO


Abusar do hidratante no dia da depilação, para compensar o consumo pequeno de água, só piora tudo. Isso porque o hidratante cria uma pequena película sobre a pele, devido a suas substâncias mais oleosas. Isso dificulta a aderência da cera, ou seja, ela não gruda na pele e, consequentemente, o pelo não consegue ser puxado.


NÃO TOME CAFÉ

ANTES DE SE DEPILAR


Bebidas estimulantes como café, alguns refrigerantes e energéticos não devem ser ingeridos por três horas antes da depilação. De acordo com o dermatologista Salomão, a cafeína nesses itens faz com que os impulsos nervosos sejam aumentados na pele, tornando a dor mais intensa. Portanto, fazer essa forcinha e deixar o café para depois vale a pena!


TOME UM BANHO

DE ÁGUA QUENTE


O calor do banho atua de forma semelhante ao calor da cera, dilatando os poros e permitindo que os bulbos capilares dos pelos passem com menos resistência, reduzindo a dor. Portanto, tomar um banho mais quentinho antes de depilação é um bom investimento, mas lembre-se que a água muito quente remove a camada córnea da pele, que a protege, deixando-a mais sensível!


APOSTE NO GELO


O gelo, apesar de contrair os folículos, tem alta ação analgésica na pele, reduzindo a dor no momento da aplicação. No entanto, para não deixar o local molhado com o gelo que derreterá no contato com a pele.

últimas