01 - “A taça do mundo é nossa, com o brasileiro, não há quem possa! Êh êta esquadrão de ouro, é bom no samba, é bom no couro”. Quem se lembra deste “hino”? Foi composto por quatro publicitários - Wagner Maugeri, Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô -, para festejar o primeiro título mundial conquistado pela Seleção Canarinho, em 1958.
02 - E que time! Aquele “escrete” contava com Didi, Bellini, Djalma e Nilton Santos, Zito, Vavá, Garrincha, que jogava com a 11, pois a 7 ainda era de Zagalo, um “moleque” chamado Pelé, já dono da camisa 10, e Cia. Ltda.. Todos sob o comando do “roliço” Vicente Feola.
03 - É Neymar, menos! Você ainda é um “fiotão” em comparação com a história do futebol brasileiro. Não precisava ir tirar satisfação com dois torcedores que cobravam “raça” da Seleção na final olímpica diante da Alemanha.
04 - Um dos torcedores, um “moleque”, um pouco mais novo que o próprio Neymar. Por essas e outras é que o chamo de “Neymála”. O Tite terá que lhe “orien
tar”, e muito, se quiser formar um grupo que vingue e vire, de fato, uma Seleção Canarinho, como há muito tempo não temos.
05 - Mas o ouro é nosso! Essa medalha olímpica, de ouro, é o que faltava para a história do futebol brasileiro. Tá vendo “malinha”? Você estava com uma faixa onde se lia “100% Jesus”, não deveria ter se dirigido aos torcedores, mandando-os “tomar” lá ou acolá. Deveria ter, já que foi até eles, comemorado, os abraçado, e se despedido como a galera faz atualmente: “é nóis, tâmu junto”.
06 - Não adianta enaltecer Jesus, se não tem nada de cristão em seu interior, em sua alma, que deveria estar lavada após o golaço de falta que marcou, digno de um camisa 10, mas, ao contrário, continua obscura, ainda suja, muito por atitudes como essa. Valeu Neymar! Mas, queria ver esse “mala” tirar satisfação com a Fiel, ou com a Mancha, ou com a Independente! Já pensou? Levaria uns “cola brinco” daqueles!
07 - E nossa Águia Filhote? Está fazendo bonito em busca da classificação à próxima fase do Paulista Sub-20 da Primeira Divisão. Como bem salienta nosso colega de Redação, Breno Guarnieri, somos vice-líderes, com 26 pontos, empatados com a Ferroviária, uma posição abaixo por critérios técnicos. O Fefecê recebe hoje à tarde, no Cláudio Rodante, o Oeste de Itápolis, na 10ª posição. É ganhar ou ganhar!
08 - O time “Sangue Azul” está há 4 jogos sem tomar um golzinho sequer, até aqui, sofremos 14 gols em 14 partidas. Neste quesito, estamos atrás somente do líder Mirassol (12 gols contra) e da Ferroviária (13 gols sofridos). Dá-lhe Fêfa!
09 - Com o início da Copa do Brasil, veremos quais os times que realmente têm os “melhores elencos”. Jogos seguidos, suspensões, contusões e a famigerada “janela” de transferência. Não fecha nunca? Adeus a vários atletas que fazem a diferença. E algumas chegadas - na verdade, a maioria das contratações são de um nível baixíssimo. Nos primeiros duelos da fase oitavas de final, o Juventude surpreendeu o São Paulo, em pleno Morumbi, e venceu por 2 x 1. O Santos, na Vila mais famosa do futebol, aplicou um 3 x 1 sobre o Vasco que ficou “barato”. Com tantos gols perdidos, o Peixe poderia já ter liquidado essa fatura. Os jogos de volta serão somente no dia 21 de setembro.
10 - E tem ainda a Sul-Americana. Para alguns times, “tinha” a Sul-Americana. Destaque para goleadas das primeiras rodadas da segunda fase da competição continental. O Cerro Porteño meteu 6 x 0 no Real Potosí. O Independiente Medellín venceu por 3 x 0 o Sportivo Luqueño. E tivemos também dois placares de ‘4 x 2’. O La Guaira aplicou 4 x 2 no Emelec. E o Figueirense “passou o trator” sobre o Flamengo: 4 x 2 no Orlando Scarpelli, com direito a três gols do “He-Man”. O “Mengo” levou um “coro” do Figueira. Difícil reverter esse placar. O rubro-negro carioca tem mesmo um “baita elenco”? Chegou a hora de provar!
11 - Todos os sábados, a partir do meio-dia, temos a Mesa Redonda do Canal Dez, que você acompanha na TV Cabo Mix, pela internet - no www.canaldez.com.br -, no Facebook e no aplicativo da emissora. E teremos um “trio” palmeirense em comemoração aos 102 anos da SEPalmeiras: sob comando de Gil Cipriano, Beto Iquegami, diretor deste “O Extra.net”, e o eterno camisa 9 da Águia, Soares, analisarão os principais assuntos do futebol brasileiro. Não perca!

Beto Iquegami, Gil Cipriano e Soares estiveram na Mesa Redonda no Canal Dez: não perca, é de sábado ao meio-dia!