CORONAVÍRUS

Testes da vacina contra a Covid-19 em Rio Preto começam em agosto

Testes da vacina contra a Covid-19 em Rio Preto começam em agosto

Testes da vacina contra a Covid-19 em Rio Preto começam em agosto

Testes da vacina contra a Covid-19 em Rio Preto começam em agosto

Publicada há 4 anos

Coletiva da Famerp que trouxe como vai funcionar a vacina da Covid-19 em Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

Da Redação

A testagem da vacina contra a Covid-19 em São José do Rio Preto já tem data para começar e foi divulgada na manhã desta terça-feira, 28: os testes começam no mês que vem.

Apenas profissionais da saúde poderão participar dessa fase da pesquisa da vacina do laboratório chinês em parceria com Instituto Butantan. Rio Preto - por meio da Famerp - é um dos 12 polos do país que vai participar dessa fase da testagem.

A Famerp abriu a seleção para os interessados em participar do teste clínico da vacina Coronavac. Os voluntários devem preencher o formulário no site do Governo do Estado de São Paulo. A previsão é que os testes comecem na primeira semana de agosto.

“O primeiro critério para ser candidato é ser adulto, com mais de 18 anos, e profissionais de saúde que atuam em unidade de saúde especializada no Covid-19. Quem não pode ser candidata são mulheres grávidas ou amamentando, que pretender engravidar nos 3 primeiros meses, quem testou positivo para a doença e quem tem alguma outra doença que impeça o teste”, afirma Eliane Fávaro, coordenadora da pesquisa.

A Coronavac vai ser testada em 9 mil voluntários durante a fase de testes clínicos, a terceira fase da vacina. Em Rio Preto, serão selecionados entre 500 e 700 voluntários. Todos os participantes do estudo serão acompanhados durante um ano.

A vacina ainda não chegou a Rio Preto. “O processo será feito no centro de pesquisa onde já funciona o teste de vacina da dengue, no bairro Vila Toninho. Os que forem selecionados vão receber a vacina e após essa vacinação, vamos acompanhar o candidato durante um ano para termos informações de como será a vacina no corpo dele”, diz Eliane. 


Fonte: G1


últimas