Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.
Sintomas: Os sintomas mais comuns da bursite são: Dor; Edema (inchaço); Inflamação; Restrição de movimento.
CAUSAS: Entre as causas da bursite destacam-se: Traumatismos; Infecções; Lesões por esforço; Uso excessivo das articulações; Movimentos repetitivo; Artrite (inflamação das articulações); Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação).
TRATAMENTO: O tratamento deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.
RECOMENDAÇÕES
Não se automedique. Analgésicos podem ser contraindicados para mulheres grávidas e pessoas com histórico de úlcera;
Deixe a área afetada descansar o máximo possível;
Procure descobrir as atividades que disparam o processo inflamatório e evite-as;
Faça exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões.
A fisioterapia é muito importante e contribui para o sucesso do tratamento da bursite. Alongamentos e mobilizações articulares podem ser utilizados desde a primeira sessão.
ADVERTÊNCIA: Pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser indicativas de um problema cardíaco e não de bursite. Procure assistência médica para diagnóstico e tratamento, se necessário.
SOLUÇÃO CASEIRA PARA BURSITE: Uma ótima solução caseira para bursite é colocar gelo no local. O gelo atua como analgésico local e é anti-inflamatório e deve ser utilizado todos os dias durante o tratamento para a bursite, com o intuito de complementar o tratamento fisioterapêutico e medicamentoso, tornando a cura da bursite cada vez mais próxima.
Para usar o gelo para tratar a bursite é importante seguir as seguintes orientações:
Colocar pedrinhas de gelo enroladas numa fralda, ou num tecido fininho, e colocá-la sobre o ombro, deixando ficar ali por 10 minutos. Após 10 minutos com gelo, retire e descanse por mais 10 minutos, e, em seguida, volte a colocar o gelo no ombro. Repita esse processo por 3 vezes e faça todo o procedimento duas vezes ao dia, ou segundo a orientação do médico ou fisioterapeuta.
O tratamento para bursite ainda envolve poupar a articulação afetada. Por isso, deve-se descansar sempre que possível e ter o cuidado de não carregar uma bolsa pesada no ombro afetado pela bursite, e não deitar-se sobre o lado em que está a bursite no quadril, por exemplo. Este tipo de cuidado é muito importante para diminuir a pressão de diversas estruturas sobre a bursa e sobre a articulação, facilitando a cura da doença.