PANDEMIA

Teste da vacina contra Covid-19 já foi aplicado em 100 voluntários no interior de SP

Teste da vacina contra Covid-19 já foi aplicado em 100 voluntários no interior de SP

Seleção de voluntários ainda está sendo feita em Rio Preto

Seleção de voluntários ainda está sendo feita em Rio Preto

Publicada há 3 anos

Voluntários de Rio Preto recebem o teste da vacina contra a Covid-19 — Foto: Monize Poiani/TV TEM

Da Redação

Os testes clínicos da Coronavac, vacina contra a Covid-19, vão completar um mês no próximo dia 7 de setembro em São José do Rio Preto e a previsão é vacinar, no total, 400 voluntários. As vacinas são aplicadas pela Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto.

Até o momento, 100 pessoas já foram vacinadas. Os voluntários que já iniciaram o teste fizeram a inscrição, passaram por uma triagem para serem convocados. Contudo, a seleção ainda está sendo feita na cidade.

Os testes estão sendo realizados no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho, coordenado pelo professor Maurício Lacerda Nogueira - chefe do laboratório de virologia da Famerp -, enquanto o estudo da vacina está sob a coordenação da bióloga Eliane Fávaro.

“Até o momento, cerca de 100 pessoas já foram envolvidas no estudo. Uma parte já tomou as duas doses, e a outra a primeira. Nos próximos dias vamos acelerar o recrutamento para chegar as 500 pessoas até o fim do mês”, afirma Maurício Nogueira.

As duas doses são aplicadas em um intervalo de 14 dias. Os voluntários são profissionais da saúde envolvidos no atendimento a pacientes com Covid-19, que não testaram positivo para a doença e não participaram de outros estudos clínicos com o mesmo produto sob investigação.

Os trabalhos no Brasil estão sendo conduzidos pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. Todos os participantes do estudo serão acompanhados durante um ano por uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros e farmacêuticos.


Fonte:G1

últimas