FOGO
Para afastar o calor, animais de bosque ganham até 'sorvete'
Para afastar o calor, animais de bosque ganham até 'sorvete'
Funcionários congelam suco de frutas e até carne moída ou frango para fazer sorvete para os animais
Funcionários congelam suco de frutas e até carne moída ou frango para fazer sorvete para os animais
Onça-parda saboreia o sorvete na tarde desta sexta-feira, no Bosque de Rio Preto FOTO: Guilherme Baffi 11/9/2020
Da Redação
Apesar de ser uma estação caracterizada pelas quedas nas temperaturas, o inverno deste ano foi marcado na região pelo oposto: tempo seco, baixa umidade relativa do ar, sem chuvas e com altas temperaturas. Rio Preto registrou nesta sexta-feira, 11, o recorde de temperatura do ano, segundo as medições da Cetesb, chegando aos 37,7 graus. As chances de chuva só estão previstas para o próximo final de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a região no Alerta Laranja, indicando perigo, e algumas cidades no Vermelho, como Jales e Fernandópolis, com risco ainda maior à saúde e ao meio ambiente.
A Defesa Civil Estadual também emitiu o aviso de risco, com previsão de elevadas temperaturas, sensação de calor intenso e baixa umidade relativa do ar em todo o estado de São Paulo. Esse calor, segundo a coordenadoria, é decorrente dos ventos que sopram do interior do continente somados à presença do sol e à ausência de nuvens.
Segundo o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, a previsão é que os próximos dias continuem registrando temperaturas altas, com máximas entre 35 e 37 graus. "O tempo segue quente e seco nos próximos dias, pelo menos até a próxima quinta-feira, dia 17. A umidade deve ficar com mínima à tarde entre 12% e 15%. Depois de quinta, aumenta esse percentual."
Nesta sexta, segundo a Cetesb, a umidade ficou em 17%, na medição na sede da companhia, no Eldorado. No Aeroporto, o índice foi ainda mais baixo: 10%. A Organização Mundial Saúde (OMS) considera taxas acima de 60% como ideal para a saúde.
O meteorologista ainda fala sobre as chances de chuva na região, que só aparecem nos dias próximos à chegada da primavera, que inicia no dia 22 de setembro. "A chance de chuva isolada começa a aparecer no próximo final de semana, nos dias 18 e 19 deste mês", afirma.
Refresco animal
Os animais do Zoológico Municipal de Rio Preto também estão sofrendo com a onda de calor dos últimos dias na região. Por isso, algumas medidas foram incluídas para tentar amenizar a situação, como oferecer sorvete a eles. "Nós fazemos um suco com as frutas que temos e congelamos, para virar sorvete. Também pegamos aquele 'suco' da carne moída ou de frango para fazer sorvete aos carnívoros, que gostam bastante", explica o biólogo do local, Samuel Villanova Vieira.
Segundo ele, todos os animais recebem os sorvetes, mas é preciso evitar e tomar alguns cuidados a mais em casos como o da ema e do tucano, que bicam e engolem as comidas de uma vez. "Temos que colocar em estruturas maiores para esses animais também aproveitarem, porque senão tem o risco deles sofrerem irritações ou queimaduras."
O biólogo ainda menciona que é importante realizar essas alternativas de enriquecimento ambientar para deixar o local mais confortável para os animais. "Eles não sofrem tanto calor quanto nós, humanos, mas mesmo assim é necessário mantê-los refrescados, para amenizar um pouco."
Além do sorvete, o zoológico fornece frutas e os funcionários trocam a água dos animais frequentemente.
Cuidados especiais também são necessários com as crianças. Principalmente quando se tem alguma doença respiratória. É o caso da pequena Isabela Smarsi, de 7 anos, que tem rinite alérgica.
"A rinite dela ataca com esse tempo muito seco e, se não cuidar, ela fica com tosse. É perigoso agravar e dar bronquite e asma. Então, estamos fazendo bastante inalação com soro fisiológico", conta a mãe, Marlua Smarsi.
Fonte: Diário da Região