MEIO AMBIENTE
Corredor de fumaça dos incêndios no Pantanal pode chegar à região
Corredor de fumaça dos incêndios no Pantanal pode chegar à região
A fumaça, resultado das queimadas no Pantanal, deve passar pelo estado de São Paulo na terça-feira, 15
A fumaça, resultado das queimadas no Pantanal, deve passar pelo estado de São Paulo na terça-feira, 15
Fumaça em Rio Preto, na tarde de domingo, 13 - Guilherme Baffi 13/9/2020
Da Redação
Os incêndios registrados nos últimos dias em Rio Preto e região resultaram em uma fumaça sobre os municípios no domingo, 13, e nesta segunda-feira, 14. Agora, uma nebulosidade que vem das queimadas no Pantanal também deve chegar à região. A fumaça deve passar pelo estado de São Paulo na terça-feira, 15. A previsão é de que as altas temperaturas continuem e a umidade relativa do ar também deve continuar baixa durante a semana.
O meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec/Inpe) Diogo Arsego, explica que, nesta segunda, a fumaça das queimadas do Pantanal estão seguindo em direção ao Sul do País, parte do Nordeste da Argentina, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já na terça-feira, a direção do vento deve mudar. "Amanhã (terça-feira) deve ter avanço na faixa leste de SP, aumento da nebulosidade no estado, o que vai modificar a direção do vento. Esse escoamento, voltado para a região Sul, amanhã vai ficar direcionado a São Paulo. Amanhã pode ter transporte de fumaça da região do Pantanal para a parte do estado de SP. A partir da quarta-feira, modifica novamente esse escoamento", afirma.
Devido às altas temperaturas e à baixa umidade relativa do ar, Rio Preto continua em aviso de atenção, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão para esta semana é de temperaturas altas, com mínimas de 18ºC e máxima de 39ºC.
Neste domingo, Rio Preto registrou ar mais poluído do Estado
De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o ar em Rio Preto foi o mais poluído do estado de São Paulo no domingo, 13. Nas últimas 24 horas, das 11h de domingo até às 11h desta segunda-feira, 14, a cidade registrou concentração de 97 microgramas de poluentes finos (MP2,5) por metro cúbico de ar. O ar está 224% mais poluído do que a média diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 25%.
Fonte: Diário da Região