Na Curva Do Rio

Falta de aviso, não foi...

Falta de aviso, não foi...

Por Chico Piranha

Por Chico Piranha

Publicada há 9 anos



Essa aconteceu com o meu amigo Marcos Balieiro, o Marcão The Flash, caminhoneiro dos mais conhecidos na cidade e nas redondezas. Mal completou os dezoito anos, tirou carta de motorista e foi pilotar um Ford F-600, puxando leite das fazendas da região do Arabá, até o Laticínio da Nestlé.


Naquele tempo, era tudo estradão de terra batida, barro vermelho no tempo das águas e um poeirão de lascar no tempo da seca. Fez essa vida muitos anos e conhecia aquela estrada como a palma da mão. Como já era conhecido de todo mundo, vivia quebrando o galho do povo, dando “bera” para o pessoal que vinha na carroceria, empoleirado junto com os latões de leite.


Um belo dia, seu ajudante faltou e logo na saída do povoado do Arabá avistou um caboclo pedindo carona. Ele nunca tinha havia visto aquela figura por aquelas bandas, mas, mesmo assim, parou o caminhão, mandou o sujeito subir na cabine no lugar do ajudante. Acontece que o Marcão nunca ia imaginar que o camarada fosse gago, fanhoso e ainda por cima, engolia algumas letras. Logo percebeu que o caronista, não gostava de conversar para que não rissem dele. Quando o Marcão falava ou perguntava algo, ele só respondia com acenos de cabeça ou com alguns resmungos incompreensíveis.


De longe o Marcão avistou uma bela morena sentada na varanda de uma casa de fazenda e acabou comentando com o carona:


-- Puxa vida, que mulherão, heim?

E na hora o gago respondeu: “Fe-fe-ia!”

Empolgado com a beleza da morena, continuou olhando pelo retrovisor e disse de novo:

-- Que isso cara, tá cego? Olha só que beleza de mulher...

-- Fe-fe-ia! Respondeu outra vez o gaguinho.

O Marcão que sempre foi do pavio meio curto, já irritado, ainda olhando pelo retrovisor, gritou:

-- Você não entende nada de mulher, ela é linda!!!

-- Fe-fe-ia! Fe-fe-ia! Berrou o gaguinho.

Havia um caminhão carregado de carvão, parado na estrada, com algum problema. Quando o Balieiro percebeu o caminhão parado, já era tarde. Pisou violentamente no freio, mas o velho Ford entrou na traseira do caminhão de carvão. Felizmente, foi só o prejuízo material. Os dois tiveram apenas uns arranhões. O Marcão, prá lá de irritado, juntou o gaguinho pelos grugumilos:

-- Seu tonto, você estava olhando pra frente. Por que não me avisou do caminhão parado?

E o coitado do gaguinho, tremendo feito geléia, respondeu em pânico:

Eu fa-fa-falei, Fe-fe-ia, Fe-fe-ia, o-cê-cê num fe-fe-iô!!!

últimas