Não importa a cor da sua pele, dos seus olhos, o formato do seu corpo, a espessura dos seus cabelos, seu grau de escolaridade ou muito menos o time que torce.
Cada ser humano tem suas características próprias, suas diferenças e particularidades, cada um tem uma missão a seguir. Para alguns, o caminho é mais árduo, as dores mais intensas e a trajetória mais difícil. Já outros nem tanto, talvez contemplados pelo acaso, os dias são mais brandos e as conquistas mais frequentes. A única certeza é que ninguém é igual a ninguém e estamos sempre lutando por oportunidades melhores e dias mais suaves, onde o brilho do sol possa refletir de maneira intensa sem que haja contratempos, tempestades e tropeços. Mas, mesmo que tenhamos força, determinação e o anseio de vencer, não significa que ficaremos longe dos problemas e das dores. Não há receitas prontas que nos distanciam dos momentos embaraçosos e assustadores, eles fazem parte da vida de todos nós. Porém, o que muitos não conseguem notar é que a dor é algo mais saudável do que se pensa.
É preciso rever os nossos conceitos no que diz respeito à dor. Por exemplo, se pisarmos em um pedaço de vidro, certamente sentiremos um grande desconforto e dor na área onde foi afetada. De imediato tomamos todas as medidas racionais que estão ao nosso alcance para se livrar do incomodo que sentimos ao saber que aquela ferida ainda está aberta e inspira cuidados. Relaxamos, deixamos de forçar aquela área por saber que se forçarmos uma região machucada a situação pode agravar. Há casos em que fazemos uso de remédios e há casos específicos em que se faz imprescindível o acompanhamento médico. Tudo para se ver livre da dor e voltar a sentir a agradável sensação de se estar sadio novamente.
Em síntese, na nossa vida, o raciocínio deve ser o mesmo feito de quando nos machucamos com um caco de vidro, ou seja, não devemos tentar fugir da dor e sim tratá-la o quanto antes, para que ela possa se curar e não deixar marcas profundas.
Muitos se deixam levar pela dor da frustração de uma relação mal sucedida, de decepções e perdas, outros vivem acorrentados aos medos do passado, permitindo com que a ferida aumente cada vez mais e mais. É importante tratarmos nossas dores, olhando para frente, vivendo o que ainda está por vir com paciência e sabedoria, acreditando que para todas as coisas existe um tempo certo.
Toda vez que sentimos uma dor por algo que nos entristeceu, devemos lembrar que a dor é um sinal de que muitos dos pensamentos e as atitudes que nos levaram ao insucesso precisam ser mudados, também é momento de aprender que aqueles que nos decepcionaram não são merecedores da nossa dedicação. A dor é um excelente termômetro que indica quando precisamos mudar os nossos hábitos, atitudes e pensamentos nos preparando para sermos pessoas melhores.
Somos obra prima da criação, nascemos com toda a perfeição que se é possível ter, a alegria é nossa meta - objetivo maior - portanto quando sentimos uma dor não devemos esmorecer, desistir ou nos frustrar, mas tentar tirar desse momento lições grandiosas, pois só assim estaremos preparados para receber e viver a plena felicidade, aquela que não nos trará angustias, nem incertezas, mas sim a paz que tanto almejamos. Seja merecedor, tenha um coração puro e verdadeiro. Creia, DEUS te presenteará com o melhor desta terra.
“O choro pode durar
uma noite, mas a alegria
vem pela manhã”.
Salmos 30:5