DE PORTAS ABERT

UPA inicia atendimento na segunda-feira

UPA inicia atendimento na segunda-feira

Ao todo, a unidade contará com 40 funcionários e terá 2 médicos por período

Ao todo, a unidade contará com 40 funcionários e terá 2 médicos por período

Publicada há 9 anos


Unidade de Pronto Atendimento fica ao lado da CEMEI Ângelo Finoto, na Avenida dos Arnaldos, no Jardim Pôr do Sol, zona sul de Fernandópolis



Por Breno Guarnieri


Na próxima segunda-feira (18), às 7h, serão iniciadas as atividades da Unidade de Pronto Atendimento de Fernandópolis (UPA), que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências, voltada aos pacientes do município. 


Para a enfermeira responsável e coordenadora-geral da unidade, Ana Carolina Sabino, “o paciente terá um atendimento de qualidade graças à estrutura física do prédio e aos profissionais qualificados”. 


Ao todo, a unidade contará com 40 funcionários e terá 2 médicos por período. Nela poderão ser atendidos quase 90% dos pacientes do município que, hoje, procuram o Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis. 


Segundo apurou a Reportagem de “O Extra.net”, a unidade está apta a realizar procedimentos básicos de urgência como: inalação, estabilização, sutura, dengue, febre e crise hipertensiva. Para receber atendimento, é imprescindível que o paciente esteja portando cartão cidadão e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um documento de identidade com foto. Segundo o diretor clínico da unidade fernandopolense, Dr. Luiz Flávio Franqueiro, os trabalhos para o início do atendimento aos pacientes foram satisfatórios juntamente com “a aquisição de novos equipamentos e investimentos na formação de um corpo clínico qualificado para melhor atender a população”.


Cardiologista há 27 anos em Fernandópolis, Dr. Luiz Flávio é Mestre em Engenharia Biomédica pela Unicastelo e Doutorando em Ciência da Saúde pela Famerp – Rio Preto. 




É IMPORTANTE... 

destacar ainda que o atendimento na UPA não é realizado por ordem de chegada, mas por classificação de risco. São atendidos primeiro os casos mais graves. Ao chegar no local, o paciente é avaliado por um profissional que faz a “classificação de prioridade”. 


CORES 

Quatro cores de adesivos apontam a gravidade do problema, entenda: 

Vermelha – Alta Prioridade: pacientes graves com alto risco serão encaminhados imediatamente ao médico. 

Amarelo – Média Prioridade: pacientes graves com possível risco serão rapidamente atendidos, a medida do possível. 

Verde – Baixa Prioridade: pacientes com queixas agudas serão urgência relativa, com prioridade sobre as consultas simples. 

Azul – Queixas Simples: atendimento após os outros níveis, podendo ser encaminhado a outras unidades de saúde.

últimas