
Unidade de Pronto Atendimento fica ao lado da CEMEI Ângelo Finoto, na Avenida dos Arnaldos, no Jardim Pôr do Sol, zona sul de Fernandópolis
Por Breno Guarnieri
Na próxima segunda-feira (18), às 7h, serão iniciadas as atividades da Unidade de Pronto Atendimento de Fernandópolis (UPA), que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências, voltada aos pacientes do município.
Para a enfermeira responsável e coordenadora-geral da unidade, Ana Carolina Sabino, “o paciente terá um atendimento de qualidade graças à estrutura física do prédio e aos profissionais qualificados”.
Ao todo, a unidade contará com 40 funcionários e terá 2 médicos por período. Nela poderão ser atendidos quase 90% dos pacientes do município que, hoje, procuram o Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis.
Segundo apurou a Reportagem de “O Extra.net”, a unidade está apta a realizar procedimentos básicos de urgência como: inalação, estabilização, sutura, dengue, febre e crise hipertensiva. Para receber atendimento, é imprescindível que o paciente esteja portando cartão cidadão e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um documento de identidade com foto. Segundo o diretor clínico da unidade fernandopolense, Dr. Luiz Flávio Franqueiro, os trabalhos para o início do atendimento aos pacientes foram satisfatórios juntamente com “a aquisição de novos equipamentos e investimentos na formação de um corpo clínico qualificado para melhor atender a população”.
Cardiologista há 27 anos em Fernandópolis, Dr. Luiz Flávio é Mestre em Engenharia Biomédica pela Unicastelo e Doutorando em Ciência da Saúde pela Famerp – Rio Preto.

É IMPORTANTE...
destacar ainda que o atendimento na UPA não é realizado por ordem de chegada, mas por classificação de risco. São atendidos primeiro os casos mais graves. Ao chegar no local, o paciente é avaliado por um profissional que faz a “classificação de prioridade”.
CORES
Quatro cores de adesivos apontam a gravidade do problema, entenda:
Vermelha – Alta Prioridade: pacientes graves com alto risco serão encaminhados imediatamente ao médico.
Amarelo – Média Prioridade: pacientes graves com possível risco serão rapidamente atendidos, a medida do possível.
Verde – Baixa Prioridade: pacientes com queixas agudas serão urgência relativa, com prioridade sobre as consultas simples.
Azul – Queixas Simples: atendimento após os outros níveis, podendo ser encaminhado a outras unidades de saúde.