O treinamento funcional é uma modalidade de exercícios que visa aprimorar a capacidade funcional, que é a habilidade de realizar atividades do dia-a-dia ou esportivas com eficiência e autonomia.
Para que o corpo se torne totalmente funcional, ele deve ser capaz de realizar e manter o equilíbrio em uma variedade de posições utilizando os sistemas responsáveis pelo movimento (sistema muscular, sistema tendíneo, sistema ligamentar, sistema de fáscias, sistema neural e sistema articular - denominados de cadeia cinética). Cada um destes sistemas trabalha de forma interdependente para permitir otimização estrutural e funcional. No caso de alguma falha por parte de um desses sistemas, compensações e adaptações ocorrerão, podendo causar sobrecargas nos tecidos, baixo rendimento e lesões.
No exercício convencional, em geral, apenas o grupo muscular envolvido é trabalhado. O treinamento funcional explora melhor as cadeias cinéticas permitindo que os músculos trabalhem em conjunto, levando ao ganho funcional global e melhora da agilidade, velocidade, força, alongamento e postura.
Em vez dos tradicionais aparelhos de musculação, são usados no treinamento funcional equipamentos conhecidos, como bola, corda, prancha, escadas e elásticos, que vão estimular a eficiência dos movimentos primários do corpo, como agachar, empurrar, pular, girar, puxar, levantar, e não somente os músculos..
Propriocepção é o mecanismo responsável por controlar nossas ações físicas diárias por meio da percepção inconsciente relacionada à posição do corpo no ambiente e de seus segmentos entre si. Assim, este mecanismo tem o objetivo de orientar o corpo no ambiente, manter o equilíbrio e prevenir lesões.
Utiliza-se de uma variedade de movimentos multiarticulares que incorporam, em sua maior parte, exercícios com pesos livres e com o peso do próprio corpo.
BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL
- Desenvolvimento da percepção dos movimentos;
- Melhora da postura corporal, nesse tipo de exercício trabalha-se muito a musculatura profunda estabilizadora e de sustentação, grupos musculares muito importantes para a saúde da coluna que, normalmente, não são contemplados na musculação convencional;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Melhora da eficiência do movimento, treino de gestos motores específicos levando a ganhos de rendimento principalmente em atividades esportivas;
- Melhora do condicionamento físico;
- Acelera o processo de perda de peso corporal; 45 minutos de treinamento funcional queimam, em média, 50% mais calorias do que uma sessão de musculação nos moldes tradicionais
- Melhora força, agilidade, flexibilidade e resistência musculares;
- Melhora das estruturas afetadas, ou seja, potencializa os ganhos obtidos na reabilitação (fisioterapia).