PROTESTOS
Sindicatos e cooperativas organizam 'tratoraço' contra aumento de ICMS em SP
Sindicatos e cooperativas organizam 'tratoraço' contra aumento de ICMS em SP
Agricultores de Fernandópolis também farão parte do movimento
Agricultores de Fernandópolis também farão parte do movimento
Agricultores planejam manifestação contra aumento do ICMS - Foto: Reprodução
Da Redação
Agricultores de todo o estado de São Paulo, inclusive de Fernandópolis, organizam para o dia 7 de janeiro um "tratoraço" em protesto à medida do governo do estado que retirou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de vários produtos.
Em outubro deste ano a Lei 17.293 alterou o regulamento de ICMS do estado, aumentando a carga tributária de diversos setores. A medida representa mais 4,14% de ICMS em insumos e produtos agropecuários; até 8,9% a mais nas carnes; até 8,4% no leite; e mais 12% sobre a energia elétrica no campo. Também estão na lista do aumento: o etanol, o diesel e hortifrutigranjeiros.
A concentração deve começar a partir das 7 horas da manhã, em frente à Coplana – Cooperativa Agroindustrial. Além da Cooperativa, participam da manifestação a Socicana, o Sicoob Coopecredi, o Sindicato Rural, a Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios e a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.
O presidente da Coplana, Bruno Rangel Geraldo Martins, destaca que os impactos da medida serão sentidos em todas as cadeias produtivas e o efeito cascata levará a graves consequências para os custos de produção, além de inflacionar a cesta básica. “O aumento chegará direto aos supermercados, prejudicando a população. O agronegócio continua trabalhando com produtividade e contribui para a arrecadação do Estado, sem a necessidade de mais impostos. O governo deveria rever sua posição, principalmente neste momento de incertezas”, afirma.
O movimento dos agricultores cresce em todo o Estado de São Paulo e conta até o momento com mais de 50 cidades confirmadas para a manifestação do dia 07.
Além de Fernandópolis, participarão do movimento cidades como: Adamantina, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Areias, Barretos, Biritiba-Mirim, Cachoeira Paulista, Cubatão, Cunha, Descalvado, Fartura, Franca, Ituverava, Jaboticabal, Jacareí, José Bonifácio, Louveira, Mogi das Cruzes, Monte Aprazível, Nova Granada, Pinhalzinho, Piracicaba, Piraju, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Tupã e Vargem Grande do Sul entre outras.