No momento em que nascera, afirmara a mãe: “- É tão linda que tenho medo de roubarem-na na maternidade!”.
Faz dezoito anos, hoje (quando escreve esta coluna), dia que completa vinte e oito anos de existência nossa “Constituição Cidadã (?)” e a atriz Kate Winslet também aniversaria.
O tempo voou!
Deixamos a maternidade – a PROMATRE – três dias após o parto. Eu, a Jacqueline e a Sophia.
Fomos buscar a Isabelle na casa de minha cunhada Jianne e retornarmos à nossa casa.
A Isa recebeu bem a nova irmã.
Quando bebê, mantinha seus lindos olhos claros bem abertos. Observava tudo. Gostava de ouvir música. Ouvíamos Ray Charles, Led Zeppelin, Blues e Jazz, em particular Chat Baker e Miles Davis.
Gostava de colocá-la em meus braços e simplesmente ouvir os belos sons.
Sophia cresceu determinada e convicta daquilo que quer. Sempre foi aplicada e perfeccionista na Escola. Recordo-me de uma crítica de uma professora (?) acerca da qualidade de um desenho. Aos seis anos, não gostou daquilo que ouvira.
Desenhou até atingir aquilo que entedia como absoluto. Somente sossegou quando a professora elogiou e reconheceu a grande qualidade de seu trabalho.
No nono ano teve dificuldades com a disciplina de Desenho Geométrico. Dedicou-se. Esforçou-se, até transformar-se numa das melhores estudantes da classe.
Em todas as escolas que deixou – por mudanças necessárias – produziu nos professores, coordenadores e diretores o desejo que devesse permanecer, em razão da grande qualidade como estudante: dedicada, aplicada, compromissada e participativa.
Além da qualidade maior: possui opiniões e as expõe, com base em argumentos. Foi bem educada nesse sentido: defende aquilo que acredita. Com ideias e convicção.
Adaptou-se rápido a mudança da capital para Fernandópolis. O problema maior é ficar longe da avó materna – talvez sua maior paixão -, dos tios, primos e amigos. Em especial de nossa querida Arlene.
Mas, aqui também usufrui de carinho e amor de parentes e amigos.
É uma pessoa adorável e carismática. Cativa facilmente a todos.
Comigo há uma grande cumplicidade, desde sempre. Temos uma proximidade muito grande. Várias vezes ajudou-me com palavras carinhosas e precisas, no momento certo. Temos uma admiração mútua.
No primeiro ano do Ensino Médio se tornou minha aluna. Não houve estranhamento, pois, vinha da experiência em lecionar para a Isabelle.
Não terminou o segundo ano do Ensino Médio na mesma escola, por razões que não vale a pena mencionar. (Um dia conto essa história). Concluiu o segundo ano no E.E.L.A.S.
Reencontramo-nos no JAP para a conclusão do último ano.
Está às voltas com a colação de grau, porém, sobretudo, com a dedicação no cursinho pré-vestibular, com o êxito no ENEN e o ingresso num curso de Engenharia Elétrica, Na UFSCAR, UNESP de Ilha Solteira ou Instituto Federal. Tenho certeza de seu sucesso.
Todavia, não abandona suas vaidades, sonhos e, sobretudo, os amigos e familiares. Gosta de tê-los próximos.
Filha, continue convicta e persistente na conquista de seus sonhos e projetos. Há de realizá-los.
Saiba que te amamos e nos orgulhamos de ti.
Um grande beijo.
Parabéns.
Com Amor,
Seu Pai.