Na Curva do Rio

Problema Sério

Problema Sério

Por Chico Piranha

Por Chico Piranha

Publicada há 9 anos



De tanto a Dona Filó pegar no seu pé, um belo dia o Compadre Geraldo de Melo resolveu marcar uma consulta num médico psiquiatra, lá de Aparecida do Taboado; por sinal, um velho conhecido da família. Se fosse um doutor desconhecido, aí não tinha conversa e ele não ia mesmo, nem com reza braba!


- Seu Dotô - diz ele - tou com um baita pepino: toda vez que tou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra cima e prá baixo... ô trem atrapaiado, sô!  A Filó acha que isso é cisma de véio besta. Eutou achando memo, que é eu tou ficando meio doido dos miolo!


- Calma compadre Geraldo, prá tudo tem um jeito nesse mundo. Deixe-me cuidar de você durante dois anos. Venha aqui três vezes por semana, e eu curo este problema... o compadre vai ficar tinindo de bão, vai ficar novinho em folha!


- Pode inté sê, mais me diga aí,quanto é que o dotô vai cobrar do serviço?


- Ah, isso é baratinho, prá um homem como o senhor, podre de rico, isso é menos que uma gota d’água no oceano... como a gente é amigo de longa data, vou cobrar só R$ 100,00 por atendimento.

- Bom, eu vou matutá no caso e depois a gente combina tudo direitinho...


Daquele dia em diante, Compadre Geraldo tomou chá de sumiço da cidade. Passados uns seis meses, um belo dia ele encontra o doutor, numa vendinha da cidade.


- Compadre Geraldo, quanto tempo, homem de Deus... porcausa de que o Compadre não me procurou mais?  Por acaso o meu amigo Geraldo sarou daquele probleminha da cama?


- Óiadotô, o senhor me conhece bem e sabe que eu num gosto de embromação. Acontece que eu andei fazendo as contas, e 100 paus cada consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais da conta... aí eu encontrei Tião Carpinteiro, tomamos umas bagaceiras, contei o causo prá ele, e não é que o danado acabou me curando em troca de uma caixa de cerveja?..


- Ah é, mesmo? E me diga, como é que ele conseguiu uma façanha dessas? Perguntou o doutor.

- Vichê, o Tiãozinho resolveu o problema em meia hora... Foi tudo muito simples dotô, paguei uma caixa de cerveja e ele foi lá em casa, pegou o serrote e cortou os pé da cama...

últimas