PLANO SP

Região continua com um dos maiores índices de morte por coronavírus do Estado

Região continua com um dos maiores índices de morte por coronavírus do Estado

Mesmo assim DRS de Rio Preto se mantém na fase laranja

Mesmo assim DRS de Rio Preto se mantém na fase laranja

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 5, a nova reclassificação do Plano SP. O Departamento Regional de Saúde de Rio Preto foi mantido na fase laranja.

Na fase laranja todas as atividades liberadas podem atender por até oito horas diárias, com capacidade de público de 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Apesar da manutenção na fase laranja, a região de Rio Preto tem a terceira pior taxa de óbitos do estado de SP, com 11,2 mortes por 100 mil habitantes. O DRS, da qual Fernandópolis faz parte, fica atrás apenas das regiões de Franca (12,5) e Marília (11,3).

Dez regiões do estado avançaram de fase na nova reclassificação do Plano São Paulo. A melhora nos índices de controle da pandemia permite que as regiões da Grande São Paulo, Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Presidente Prudente e Registro avancem à fase amarela, além do progresso das áreas de Barretos, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté para a etapa laranja a partir deste sábado (6).

A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Nas regiões com restrição total de fase vermelha, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

NÚMEROS

O DRS de Rio Preto tem, segundo os dados apresentados nesta sexta-feira, 29, além dos 11,2 óbitos por 100 mil habitantes, a segunda pior quantidade de novas internações por 100 mil habitantes, com 63,4. Apenas Barretos tem mais, com 65,2. Os casos por 100 mil habitantes são 508,4, também um dos piores números do Estado.

A região tem 59,7% das vagas UTI ocupadas com pacientes com coronavírus.


Mapa com a atual classificação do Estado de SP

últimas