SOCIAL
CREAS apresenta balanço anual e Plano de Ação para 2021
CREAS apresenta balanço anual e Plano de Ação para 2021
Mesmo durante a pandemia de Covid-19 em 2020, o CREAS realizou mais de 1,3 mil ações particularizadas
Mesmo durante a pandemia de Covid-19 em 2020, o CREAS realizou mais de 1,3 mil ações particularizadas
Em 2020, o CREAS realizou mais de 1,3 mil ações particularizadas - Foto: Divulgação
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
O CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social apresentou nesta quarta-feira, 10, o balanço das ações realizadas em 2020 e o Plano de Ação para este ano. Participaram da reunião o coordenador da unidade, Vitor Mendonça, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Verônica Martins, a Gestora da Proteção Social Especial Carla Bertolo, e os demais profissionais do órgão.
Mesmo durante a pandemia de Covid-19 em 2020, o CREAS realizou mais de 1,3 mil ações particularizadas (atendimentos individuais, familiares, visitas domiciliares e orientações jurídicas sociais, buscas ativas) aos seus referenciados.
Vitor Mendonça esclareceu que, embora houvessem várias restrições de atendimento ao público, o fato do órgão prestar acompanhamento a casos de violação de direitos coloca o serviço como essencial, e de linha de frente no aspecto social, conforme a Lei Federal Nº 14.023, de 8 de Julho de 2020, que estabelece os profissionais considerados essenciais à manutenção da ordem pública.
“Em 2020 foram desligados do serviço 121 famílias, o que explícita a superação das violações de direitos dentro destes âmbitos familiares, indicação do efetivo acompanhamento pela equipe do órgão e das ações prestadas no município”, acrescenta Vitor.
O Plano de Ação do Centro de Referência em 2021 prevê atividades essenciais, campanhas, mobilizações, oficinas e grupos socioeducativos, todas readequadas ao momento de pandemia, e considerando as medidas de prevenção e contágio contra o coronavírus.