Gustavo Jesus
Fernandópolis mantém neste início de 2021, a tendência do registro de poucos casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde do município, até o momento foram registrados 75 casos da doença, em 205 notificações.
Depois de um 2019 com o maior número de casos de dengue da história do município, com 4,6 mil casos, a situação melhorou em 2020, com apenas 996 registros, de acordo com os dados da Prefeitura.
Em Votuporanga, que também teve um 2019 com grande volume de casos de dengue, a situação piorou. Houve um avanço de 41,1% de infectados pela doença, passando dos 6.395 testes positivos para 9.029 em 2020, além e quatro óbitos.
Doença e sintomas
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti, a doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.
Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.