AEDES

Fernandópolis registra apenas 75 casos de dengue em 2021

Fernandópolis registra apenas 75 casos de dengue em 2021

Dados são da Secretaria de Saúde do Município

Dados são da Secretaria de Saúde do Município

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Fernandópolis mantém neste início de 2021, a tendência do registro de poucos casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde do município, até o momento foram registrados 75 casos da doença, em 205 notificações.

Depois de um 2019 com o maior número de casos de dengue da história do município, com 4,6 mil casos, a situação melhorou em 2020, com apenas 996 registros, de acordo com os dados da Prefeitura.

Em Votuporanga, que também teve um 2019 com grande volume de casos de dengue, a situação piorou. Houve um avanço de 41,1% de infectados pela doença, passando dos 6.395 testes positivos para 9.029 em 2020, além e quatro óbitos.

Doença e sintomas

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti, a doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.

Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.

últimas