PANDEMIA

Região tem casos de novas variantes da Covid-19

Região tem casos de novas variantes da Covid-19

Amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz detectaram a presença das variantes P1 e B1

Amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz detectaram a presença das variantes P1 e B1

Publicada há 3 anos

Amostrar foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz

As amostras analisadas são dos meses de janeiro e fevereiro - Foto: Reprodução

Da Redação/Diário da Região

Mapeamento do Instituto Adolfo Lutz (IAL) feito em todo o Estado de São Paulo identificou que na região de Rio Preto, composta por 102 municípios, já circulam as variantes do coronavírus que surgiram em Manaus e no Rio de Janeiro. As amostras analisadas são dos meses de janeiro e fevereiro.

No total, seis linhagens de coronavírus já foram encontradas na região, mas essas duas teriam sido descobertas mais recentemente, seriam mais transmissíveis e, conforme apontam as estatísticas de internados, provocariam formas mais graves de Covid.

O Diário teve acesso ao documento do Instituto. De acordo com o estudo do IAL, 52,6% das amostras da região analisadas foram de pacientes que foram contaminados pela variante do Rio de Janeiro (chamada de P1), enquanto 21% das pessoas cujas amostras foram analisadas estavam com a variante de Manaus (conhecida como P2), ambas originárias da cepa que circulava no País no ano passado.

As demais amostras analisadas (26,4%) correspondem às outras variantes, que já estavam em circulação no País.

No município de Rio Preto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram analisadas duas amostras, sendo uma confirmada com a variante P1, considerada variante de preocupação, e outra amostra confirmada linhagem B1.


Fonte: www.diariodaregiao.com.br

últimas