PANDEMIA

Falta de cilindros de oxigênio para pacientes com Covid preocupa Secretaria de Saúde de Jales

Falta de cilindros de oxigênio para pacientes com Covid preocupa Secretaria de Saúde de Jales

Mais de 70 pessoas precisam do oxigênio para tratamento domiciliar

Mais de 70 pessoas precisam do oxigênio para tratamento domiciliar

Publicada há 3 anos

Covid-19: entenda o real tamanho do déficit de oxigênio em Manaus | SuperPasta faz apelo para que cilindros não utilizados sejam devolvidos - Foto: Reprodução

Da Redação/G1

A falta de cilindros de oxigênio para pacientes que fazem o tratamento contra a Covid-19 tem preocupado a Secretaria de Saúde de Jales.

De acordo com Alexis Shigueru Kitayama, secretário de Saúde do município, atualmente são mais de 70 pessoas que precisam do oxigênio para prosseguir com o tratamento em casa.

“Por enquanto não está havendo desabastecimento de oxigênio, já o cilindro a empresa faz o possível para que não falte. A empresa disse que comprou, mas quem fornece não tem previsão de entrega dos cilindros”, explica.

"Pedimos para que, quem tem cilindro em casa e não faça uso, os devolva para que possamos recarregar e repassar para quem realmente precisa."

Segundo a secretaria, mais duas mortes de pacientes que aguardavam a transferência para leitos de tratamento da doença foram registradas no município. Os pacientes eram uma mulher de 71 anos e um homem, de 74.

Há equipe da sec saúde e assistência ligando todo dia pra ver como está o uso, se pode liberar o cilindro. Upa registruo ontem mais duas mortes de pacientes que aguardavam leitos, senhora de 71 anos e outro homem de 74 anos. Uma pessoa está intubada aguardando leito de uti.

O município contabiliza 4.661 casos positivos da doença, sendo que 4.053 pacientes estão curados e 138 morreram desde o início da pandemia.


Fonte: g1.globo.com

últimas