Waine de Fátim

Semear

Semear

Por Waine de Fátima Gonçalves Borges - Professora

Por Waine de Fátima Gonçalves Borges - Professora

Publicada há 9 anos

Concurso de redação. Ética, cidadania e política. Objetivo: despertar interesse dos estudantes em relação aos temas citados.

Despertar:  verbo transitivo que significa fazer sair do estado dormente. Nunca um verbo foi tão difícil de conjugar e cumprir com sua missão, ou seja, gerar uma ação. Não uma ação qualquer, mas sim, efetiva.

Interesse: estado de espírito que se tem para com aquilo que se acha digno de atenção. Ética, cidadania e política estão longe de ser considerado “digno” pela maioria dos alunos. Creio que até dos mais velhos.

Entre trancos e barrancos, colocando a persistência como carro chefe na frente de um obstáculo a ser vencido. Cabeças baixas, conversas paralelas, risos abafados, um panorama desalentador. Mas como disse o poeta Fernando Pessoa, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, ainda pode-se enxergar um olhar atento, um comentário mais que válido. Esses com certeza terão o tino político em suas veias e nesse momento a chama de um líder começa a brotar para inflamar e consolidar um futuro mais próspero.

Segundo as crenças gregas, a mitologia, para que a raça humana não fosse extinta por falta de uma inteligência eficaz, o que também extinguiria os altares e oferendas aos deuses, Zeus distribuiu aos homens a justiça e o pudor. A justiça para criar leis e o pudor para que as leis fossem respeitadas. Quem não fosse capaz de compartilhar esses dois dons era eliminado da sociedade. E assim nasceu a política. Pudor e justiça, discurso que deverá ser proferido dia após dia até penetrar nos poros, nas veias, no DNA de nossas crianças e adolescentes.

Enquanto houver uma pequena chama no olhar do aluno, por menor que seja, temos a garantia de que os líderes não sucumbirão. Enquanto falarmos a língua dos homens, falar a língua dos anjos, seremos um bronze que soa ao longe, seremos pacientes e compassivos, teremos o vigor dos profetas, o dom da ciência e a firmeza da fé de que podemos colaborar na construção do alicerce de uma nova geração que fará brilhar novamente os raios fúlgidos no céu de uma pátria transparente.

Parabéns Educador! Àquele que não foge à luta e semeia  no seio da mãe gentil.

últimas