O modo como você trata as pessoas determina quem você é”. Certamente todos já devem ter ouvido essa frase, que pra mim tem muito sentido, afinal nossas ações diárias identificam nosso ser.
Com os muitos afazeres dos nossos dias, vivemos num mundo tão cheio de obrigações, que muitas pessoas quase não se olham, não se percebem. Vivemos nossas vidas em meio a uma multidão de desconhecidos. Cruzamos todos os dias com estranhos que não conhecíamos e que, provavelmente, não vamos conhecer também. Nessa atmosfera, não é de se surpreender que a apatia pelo sofrimento alheio e a distribuição de grosserias tenham se tornado tão comuns e aceitáveis. Podemos até nos surpreender se um completo estranho emergir a partir da multidão nos oferecendo um ato de gentileza, sem pedir nada em troca. Acontece que gentileza, respeito e educação não deveriam ser exceções e sim algo comum. Com certeza todos se sentem bem sempre que lidam com uma atitude gentil. E o mesmo acontece quando agimos com gentileza, e trazemos isso para nossas vidas.
A chave para um mundo melhor está na gentileza. Se nos comprometermos com essa atitude no sentido de ficarmos atentos, conscientes e dispostos a ajudar, certamente estaremos mudando o mundo.
Gentileza é uma expressão dos valores mais nobres de um ser humano. A gentileza compreende toda e qualquer atitude que revele compaixão, desejo de conciliação e consciência de que precisamos uns dos outros para questões práticas, emocionais e espirituais. Quando passamos a construir ambientes mais harmoniosos por meio de atitudes gentis, nos tornamos mais aptos para encarar a vida de forma mais fluída, tranquila e amigável. Não há nada mais verdadeiro do que o mote “Gentileza gera Gentileza”. Do mesmo modo, podemos apostar: falta de gentileza, gera falta de gentileza. A decisão entre ser gentil e ser intolerante é de cada um.
A gentileza é um tipo de ação espontânea e, muitas vezes, sutil, onde uma pessoa beneficia outra, seguindo normas implícitas de conduta. É um tipo de comportamento de baixo custo para quem o realiza, mas que pode beneficiar muito quem recebe. Gentileza é respeito: às cores, credos, origens, diferenças, à diversidade. Gentileza é uma atitude positiva! E… se espalha.
Segundo um estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA), emoções positivas, como a generosidade e a gentileza fortalecem o sistema imunológico e melhoram o funcionamento do nervo vago - um nervo importante no cérebro, responsável, entre outras coisas, por reduzir a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Ser gentil tem de ser uma escolha pessoal, um entendimento de que podemos fazer a nossa parte. E nunca se esqueça: a gentileza é contagiante, beneficia quem a recebe e, de brinde, ainda pode tornar mais feliz quem a pratica!