CONFIRMADO

Falha em cadastro impede vacinação de quase 50 profissionais da Educação

Falha em cadastro impede vacinação de quase 50 profissionais da Educação

Baixa procura pela 2ª dose na Central da Saúde deixa alerta: ambiente escolar com maior risco de contaminação se imunização não for completa

Baixa procura pela 2ª dose na Central da Saúde deixa alerta: ambiente escolar com maior risco de contaminação se imunização não for completa

Publicada há 3 anos

Além das cerca de 50 doses que não foram aplicadas devido à falha no sistema online do governo estadual, outras 100 estão armazenadas, sem contar o segundo lote, que já chegou; nesta quarta (5), a reportagem acompanhou a vacinação na Central da Saúde, primeiro dia de imunização com a 2ª dose dos profissionais do ensino 

João Leonel

Chegaram a Fernandópolis, no mês passado, 640 doses para vacinar professores e funcionários de escolas estaduais, municipais e particulares, acima de 47 anos de idade.

Nos dias 12, 13 e 14 de abril ocorreu a vacinação dos profissionais do ensino, em local exclusivo, a Central da Saúde. Em certo momento, um princípio de tumulto ocorreu no local, no dia 12. Segundo o secretário municipal da Saúde, Ivan Veronesi, foi somente um momento de maior aglomeração na fila que se formou em frente à Central.

No entanto, cerca de 50 pessoas desse público alvo não conseguiram realizar o cadastro online, disponibilizado com antecedência pelo governo estadual. Isso ocasionou diversas reclamações no município, fato confirmado por Veronesi. 

“Houve um problema para gerar o QR Code no cadastramento de alguns professores, quase 50 pessoas. Alguns relataram que somente no dia anterior ao início da vacinação, tendo ficado dias tentando, é que conseguiram efetivar o cadastro, liberando, como deveria ser para todos, um QR Code. É uma situação difícil, isso só poderá ser solucionado pelo governo estadual, não cabe a nós. Se recebermos uma autorização hoje, com liberação do governo estadual para vacinar esses professores e funcionários das escolas, de imediato começamos. Todas as doses que não foram aplicadas estão reservadas, devidamente armazenadas”, declarou.

2ª DOSE ENCALHADA

O secretário municipal também confirmou que as vacinas para a segunda dose já chegaram ao município, mas faz um alerta.

“Está chamando nossa atenção o número de pessoas que não foram à Central da Saúde para tomar a segunda dose. Esse índice é alto”, salienta.

Aproximadamente 500 profissionais da educação receberam a primeira dose, de acordo com Ivan Veronesi, enquanto que não chega a 200 o total de imunizados com a segunda dose. 

QUASE 20 MIL VACINADOS NA CIDADE

Até o momento, 18524 fernandopolenses tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19, e 10601 já tomaram a segunda.

Foram aplicadas 29.125 doses. O total de vacina recebida pelo município, incluindo as dos professores, chega a 31220 doses. A Secretaria Municipal da Saúde vacina atualmente pessoas a partir de 60 anos de idade e professores, tanto os que ainda aguardam a solução da falha em seus cadastros para tomar a primeira dose, quanto os que devem procurar a Central da Saúde para complementar a imunização, que só tem eficácia contra a Covid-19, após a segunda dose. 

NAS MÃOS DE PESSUTO

“Essa confirmação do que já havíamos denunciado, que professores, mesmo sendo obrigados a voltar a trabalhar nas escolas, presencialmente, não conseguiram tomar a vacina, é muito grave. O próprio estado colocando em risco esses profissionais da educação. Só deveria ter o retorno de aulas presenciais, depois que todos os professores e funcionários das escolas fossem vacinados, no mínimo. Na próxima semana, vamos nos reunir com o prefeito, e vamos solicitar que as aulas presenciais sejam suspensas em Fernandópolis. Já estamos obsevando o aumento de casos e é inaceitável esperar a situação se agravar para tomar alguma atitude”, disse o vereador Murilo Jacob, que acompanha o caso desde a semana passada. (Veja mais nesta página).

Jacob informou que recebeu fotos e vídeos, registrados em escolas da cidade, que contêm situações contrárias ao que é determinado para se garantir distanciamento no ambiente escolar. Uma dessas imagens mostra cerca de 6 alunos acompanhados por mais de 10 professores, todos sentados numa mesma sala.

André Pessuto pode determinar, através de novo decreto, a suspensão das aulas presenciais em todas as escolas do município.

DRIVE-IN CONTRA INFLUENZA

Começa dia 11, próxima terça-feira, o Drive-In na área coberta da feira-livre para vacinação contra Influenza (gripe). Serão vacinadas pessoas acima de 60 anos. 

últimas