MEIO AMBIENTE
Ouroeste realiza carregamento de 13 mil quilos de pneus inservíveis
Ouroeste realiza carregamento de 13 mil quilos de pneus inservíveis
Todo material recolhido foi destinado sob a responsabilidade da ANIP-Associação Nacional da Industria Pneumáticos
Todo material recolhido foi destinado sob a responsabilidade da ANIP-Associação Nacional da Industria Pneumáticos
Da Redação
A Prefeitura de Ouroeste vem articulando ações ambientais através da estrutura ambiental (SAMA) - Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ouroeste, juntamente com órgãos ambientais dos municípios vizinhos; Guarani D´Oeste, Indiaporã , Mira Estrela , Macedônia , Turmalina, Populina e Mesópolis. As articulações intermunicipais de ações ambientais vem tendo sucesso devido a união dos Prefeitos e Interlecutores/Suplentes do Programa Município VerdeAzul.
O objetivo é buscar juntos, soluções para preservação ambiental e melhorar a qualidade de vida da população. Uma das iniciativas mais recentes de articulação de ações intermunicipais no cumprimento das Diretivas “Estrutura e Educação Ambiental” e “Resíduos Sólidos, realizada pelos municípios de Ouroeste, Guarani D´Oeste e Indiaporã, foi novamente o carregamento de aproximadamente 13 mil quilos de pneus inservíveis (sucatas), realizado no último dia 04 de maio, para destinação final, conforme a Lei CONAMA n°416 de 30/09/09, com o tramite documental do Ecoponto de Ouroeste. Todo material recolhido foi destinado sob a responsabilidade da ANIP-Associação Nacional da Industria Pneumáticos. O trabalho contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de saúde, Diretoria de Serviços Urbanos e Câmara de Vereadores.
REAPROVEITAMENTO DOS PNEUS INSERVÍVEIS
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.