LOTAÇÃO MÁXIMA

Santa Casa volta a ultrapassar 100% de ocupação de leitos de UTI Covid

Santa Casa volta a ultrapassar 100% de ocupação de leitos de UTI Covid

Soa novamente o alerta sobre possível colapso no atendimento de casos graves: não há vagas

Soa novamente o alerta sobre possível colapso no atendimento de casos graves: não há vagas

Publicada há 3 anos

Casos de internados na enfermaria que se agravam acabam superlotando ala de tratamento intensivo: 14 pessoas estavam internadas na enfermaria de Covid nesta quarta, 19 - Foto: Divulgação

João Leonel

O mês de maio apresenta nova alta dos casos de Covid-19 em Fernandópolis. Foram 18 óbitos entre os dias 1º e 19, com um aumento de 508 casos no período. O total de mortes, desde o início da pandemia, chegou a 210 na cidade, com 8840 casos confirmados nesta quarta-feira (19).

A evolução de novos casos aumentou pelo terceiro dia consecutivo: são 42 exames positivos no dia 17; 58 dia 18; e 66 dia 19.

Também nesta quarta, a Santa Casa de Fernandópolis ultrapassou novamente os 100% de ocupação de leitos de UTI Covid, batendo na casa de 140%.

O hospital possui 16 leitos oficiais de UTI para pacientes com Covid. São 10 via SUS e mais 6 mantidos pela prefeitura. Por isso foi preciso agilidade, tanto do Executivo quanto do Legislativo, para que esses 6 leitos continuem em pleno funcionamento, pois os mantidos pelo município foram habilitados através de convênio que se encerrou nesta quarta-feira e terá que contar com novo projeto do Executivo para manutenção dos serviços pelos próximos 30 dias. 

A sessão extraordinária desta quinta-feira (20) foi realizada com urgência já que é preciso aprovação dos vereadores à liberação de recursos. O primeiro convênio destinou R$ 282 mil para a Santa Casa manter 6 leitos de UTI Covid por 30 dias. O aprovado nesta quinta libera mais R$ 288 mil. 

No entanto, nesta quarta (19), 23 pacientes encontravam-se internados em estado grave em unidades de terapia intensiva da Santa Casa, consta no informativo diário divulgado pelo hospital: 15 internados em UTI Covid nas vagas mantidas pelo SUS (5 a mais); 6 em UTI Covid com vagas mantidas pela prefeitura de Fernandópolis; e mais 2 pacientes mantidos na UTI geral, fora do período de transmissão da doença.

últimas