NOVIDADE

Macedônia inaugura neste sábado, sistema pioneiro de monitoramento

Macedônia inaugura neste sábado, sistema pioneiro de monitoramento

Objetivo é aumentar a segurança do município e reduzir a criminalidade

Objetivo é aumentar a segurança do município e reduzir a criminalidade

Publicada há 3 anos

O sistema faz parte de um projeto intitulado ‘Cinturão Inteligente’ - Foto: Divulgação

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Macedônia inaugura neste sábado, 29, o sistema pioneiro de monitoramento na região, através de câmeras de segurança em vários pontos da cidade. 

O sistema faz parte de um projeto intitulado ‘Cinturão Inteligente’ e tem como objetivo aumentar a segurança do município e reduzir a criminalidade. As imagens são captadas em tempo real e permanecerão armazenadas durante 7 dias em uma plataforma online. Apenas as Polícias Militar e Civil terão exclusividade no acesso das imagens gravadas.

Uma central para o monitoramento foi criada dentro do paço municipal, de onde será possível acompanhar os 11 pontos de segurança.

Tal iniciativa maximizará a ação da Polícia Militar, melhorará o tempo de resposta em ações policiais, aumentará a probabilidade de prisão de infratores da lei, contribuindo com o controle e redução dos indicadores criminais e o consequente aumento da sensação de segurança local.

PRÓXIMO PASSO

Com o sistema de segurança já operante, a meta agora do município é concretizar o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, e integrar o Sistema Detecta a inciativa. A solicitação já foi realizada.

O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados, clonados e outros relatórios inteligentes para a segurança pública.

últimas