PANDEMIA

Enquanto sistema de saúde vive colapso, Jales registra mais um final de semana com aglomerações

Enquanto sistema de saúde vive colapso, Jales registra mais um final de semana com aglomerações

A Santa Casa de Misericórdia de Jales está atendendo acima da sua capacidade

A Santa Casa de Misericórdia de Jales está atendendo acima da sua capacidade

Publicada há 3 anos

Jales tem 1.145 pessoas em isolamento domiciliar - Foto: Reprodução

Da Redação/FocoNews

Os números mostram a sobrecarga e o colapso no sistema de saúde em Jales. Os casos mais graves de Covid-19 aumentaram e o momento reforça a necessidade do distanciamento social e de medidas restritivas para conter o avanço da doença. A Santa Casa de Misericórdia de Jales está atendendo acima da sua capacidade, com 105% de ocupação nos leitos clínicos de enfermaria e 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

Na UPA - Unidade de Pronto Atendimento, pelo menos 11 pessoas estavam internadas até a última sexta-feira, 4 de junho, aguardando por vagas para serem transferidas até uma unidade com mais suporte. A UPA não tem estrutura de internação. Ali, as famílias precisam levar alimentação e até remédios para as pessoas que aguardam pelas vagas. 

Os pacientes que estão em isolamento domiciliar e precisam fazer o uso de oxigênio em casa, já não encontram mais os cilindros. Tem oxigênio, mas não tem o cilindro para armazenamento do mesmo.

Jales tem 1.145 pessoas em isolamento domiciliar, entre casos suspeitos e positivos. O esforço dos profissionais de saúde é reconhecido, mas a irresponsabilidade de muitas pessoas coloca o poder público mais uma vez na parede, tendo em vista que se as regras não são respeitadas é necessário que as autoridades criem novas estratégias para que o protocolo seja cumprido, de verdade.

A reduzida equipe da Vigilância Sanitária de Jales foi a campo no final de semana e inspecionou inúmeros estabelecimentos. Além disso, o telefone disponível para denúncias também recebeu reclamações de aglomerações. As festas e aglomerações em residências e chácaras também seguem acontecendo e as perspectivas para os próximos dias não são boas.

Fonte: www.meufoconews.net

últimas