IBOPE
Copa América no SBT não dá 50% da audiência da Globo
Copa América no SBT não dá 50% da audiência da Globo
Competição acontece em momento mais que inoportuno diante da gravidade da pandemia em todo o país: 166 contaminados até o momento no polêmico torneio
Competição acontece em momento mais que inoportuno diante da gravidade da pandemia em todo o país: 166 contaminados até o momento no polêmico torneio
TV Globo domina audiência mesmo sem direitos de transmissão dos jogos da Copa América: Jornal Nacional, do âncora William Bonner, e “novela das 8” ganham de goleada
João Leonel
Em matéria de Ricardo Feltrin, colunista do Canal Splash, do UOL, são apresentados números de audiência que demonstram o fundo do poço que a Copa América está nas TVs Brasil afora.
A vitória da seleção brasileira sobre os colombianos por 2 x 1 rendeu ao SBT 13 pontos de ibope e 20% de “share” em São Paulo.
Os dados são de audiência consolidada, medida pela Kantar Ibope Media, mas foram obtidos de forma independente por Feltrin, pois a Kantar não divulga tais dados comparativos à imprensa por questões contratuais.
Maior e principal mercado da publicidade nacional, na Grande São Paulo cada ponto de ibope vale por cerca de 76,5 mil domicílios sintonizados ("share" é a participação no universo de TVs ligadas).
Em compensação, no mesmo horário do futebol no SBT, a Globo – que exibiu "Jornal Nacional" e a novela "Império"—, registrou mais que o dobro: 27 pontos de ibope e 41% de "share". A audiência do SBT com o futebol brasileiro foi 5 pontos menor e teve 16% de "share" a menos que os menores índices já registrados pela Globo na mesma Copa América (o jogo Venezuela x Argentina em 28/06/2019). No Rio de Janeiro a diferença entre as emissoras foi ainda maior.
O jogo rendeu 11 pontos e 16% de "share" ao SBT (cada ponto lá vale por cerca de 50 mil domicílios). No mesmo horário, a Globo registrou 32 pontos (+190%) e 45% de "share". No Rio, a propósito, a novela "Império" rendeu 34 pontos e 48% de participação. Igualou recorde anterior de audiência dessa novela de Aguinaldo Silva às quartas-feiras.
Ricardo Feltrin publicou outro levantamento que também chamou muita atenção do mercado nacional: uma em cada 3 TVs ligadas no Brasil fica na Globo 24h por dia.
COVID-19 NA COPA AMÉRICA 2021
E, de acordo com informações da CNN Brasil, já bateu em 166 casos confirmados de Covid-19 entre pessoas que testaram positivo e estão envolvidas na realização da Copa América 2021, disputada sob muita polêmica no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde.
Os casos do novo coronavírus foram confirmados em Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e no Rio de Janeiro (RJ).
São 48 jogadores e membros das delegações, 115 prestadores de serviços diretos vinculados ao evento e 3 funcionários da Conmebol, entre médicos e equipes de arbitragem e logística.