Por Josanie Branco
Espetáculo ‘A Saga do Herói Morto’ será atração em Fernandópolis
O mês de abril começará com cultura e arte em Fernandópolis. O município recebe amanhã, dia 1º, das 16h às 21h30, na Praça Joaquim Antônio Pereira (Praça da Matriz) – Centro, O Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias.
A apresentação gratuita contará com diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura.
Dentre as atrações que acontecerão na praça, o público poderá acompanhar de perto a Selfie – HQ, com Diego Castro e Daniel de Lima. O participante será convidado a se apropriar da obra criando seus personagens e suas tramas. Nesta oficina será possível elaborar sua própria história em quadrinhos em uma série de pranchas com marcações, mas sem quaisquer desenhos ou diálogos.
No Cine Magia haverá a exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès. No quesito Literatura, um acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Yvi de Lima e Silvani da Silva.
O Circuito Sesc também trará o picadeiro para Fernandópolis, no Circo dois mágicos vão duelar exibindo diversos números como uma bola de boliche que surge de uma folha de papel, uma varinha gigante que aparece inusitadamente e até uma guilhotina que entra em cena de forma inesperada. Os espectadores são parte importante dessa disputa e convidados a participar.
Inspirado pelo universo do escritor italiano Ítalo Calvino, na Dança, o espetáculo apresentará figuras que se encantam pelos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades e que passam despercebidos pela maioria das pessoas. Para o processo de criação, a Cia. estudou dois personagens de Calvino: Marcovaldo e Palomar, cuja atenção minuciosa pode surpreender.
O Teatro na praça contará com o espetáculo ‘A Saga do Herói Morto’, contando a história da morte de um homem honrado em uma taberna que muda a rotina de uma província. O espetáculo cômico resgata o mito do herói por meio de sua jornada, recriando personagens típicos da Idade Média, para relembrar atitudes heroicas rotineiras e também propor uma reflexão sobre problemas sociais.
E para finalizar a programação na cidade, o palco será tomado pela música, com a participação de Filipe Catto. Depois de dois álbuns elogiados pela crítica especializada, o cantor presta homenagem a uma de suas maiores influências na música, Cássia Eller (1962-2001). Ele vai emprestar o seu timbre de contratenor para interpretar canções que ganharam ainda mais destaque na voz rouca da cantora e compositora, como Malandragem, Relicário e E.C.T.
O CIRCUITO SESC
Em 2016 o evento percorrerá 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.
A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.
Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc são envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.
CONCEITO
A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.
Na Dança, espetáculo trará figuras que se encantam pelos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades