POLÊMICA

Fernandópolis manterá imunização de adolescentes, mas faltam vacinas

Fernandópolis manterá imunização de adolescentes, mas faltam vacinas

Município decidiu continuar vacinando jovens de 12 a 17 anos: mais de 4 mil doses já foram aplicadas

Município decidiu continuar vacinando jovens de 12 a 17 anos: mais de 4 mil doses já foram aplicadas

Publicada há 2 anos

 Governo estadual confirma a manutenção da vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades (Foto: Divulgação/Governo de SP)

João Leonel

Enquanto o Ministério da Saúde, em decisão nebulosa e muito questionada, orienta a suspensão da vacinação de adolescentes, sem qualquer regulação técnica de profissionais que compõem o PNI (Programa Nacional de Imunizações), pegando de surpresa autoridades do SUS e diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Fernandópolis confirma que manterá a imunização de jovens a partir de 12 anos de idade sem comorbidades.

“O município vai manter o calendário de vacinação assim como em todo o estado de São Paulo, porém, no momento, não há dose disponível para ser aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos. Estamos aguardando uma nova remessa de doses para dar andamento na campanha”, informou a Secretaria de Comunicação – SECOM, da prefeitura.

Até o momento foram vacinados 4106 adolescentes em Fernandópolis. A Secretaria Municipal da Saúde não confirmou, a partir dos números de vacinados, qual a porcentagem correspondente dessa faixa etária já foi imunizada, o que não possibilita apontar quantas doses ainda deverão ser aplicadas.

Segundo estimativa do IBGE, o município possui cerca de 9500 moradores entre 10 e 19 anos de idade.

A expectativa é de que novos lotes do imunizante Pfizer cheguem à cidade no início da próxima semana, mas nada está confirmado.

Portanto, a prefeitura seguirá orientações do governo estadual, como garantiu a SECOM, descartando mais uma das decisões contrárias à saúde pública nacional anunciadas pelo próprio governo federal, que permite a falta de vacinas em plena pandemia.

últimas