Ciclone extratropical traz frente fria para o Sul e Sudeste do país - Foto: Climatempo
Da Redação
A partir das 16h21 desta quarta-feira, 22, começa oficialmente a primavera. Uma frente fria que atinge o Sul e o Sudeste do país deve marcar a primeira semana da nova estação.
A aproximação de um ciclone extratropical, fenômeno meteorológico de baixa pressão atmosférica, dá origem a frente fria, que começou a ser formar nesta segunda-feira, 20. O fenômeno é caracterizado pela presença de fortes ventos e chuvas.
A meteorologista do Inmet Morgana Almeida conta que este é o período das famosas pancadas de chuva, e explica também que este ano há expectativa de a primavera ser acompanhada do fenômeno climático La Niña, que pode afetar a regularidade das chuvas.
Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média.
No restante do país, principalmente, nas áreas compreendidas sob a bacia do Rio Paraná, que sofre com a crise hídrica, as chuvas tendem a ficar de normal a um pouco abaixo do que em geral é registrado no período.
A situação é mais preocupante no conjunto de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentra 70% de toda a água armazenada no Brasil.